A Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) suspendeu a revisão da planilha de custo do transporte coletivo e deve retomar a discussão em janeiro de 2013. O pedido de análise do reequilíbrio financeiro foi protocolado em maio pelo Sindicato das Empresas do Transporte Coletivo de Londrina (Metrolon), que aponta para necessidade de reajuste na tarifa cobrada nos ônibus devido ao aumento de custo do sistema.
Em entrevista à rádio Paiquerê AM, o diretor de Transportes da CMTU, Wilson de Jesus, confirmou que o debate foi adiada para o início do próximo ano, quando será definido o índice de reajuste na data-base de motoristas e cobradores e início da vigência da lei federal, que cria a tributação de 2% sobre o faturamento das empresas de transporte coletivo.
"Neste momento, a administração entende que não é oportuno dar sequência neste trabalho da revisão tarifária por causa dos dois fatores que estão prestes a incidir sobre o transporte coletivo", justificou.
Leia mais:
Veja o funcionamento dos serviços municipais durante o aniversário de Londrina
FEL oferta aulas gratuitas de treinamento funcional em Londrina
Banda Essence se apresenta nesta sexta na Concha Acústica em Londrina
Cartunista londrinense lança livro em evento gratuito nesta quinta-feira
"Se finalizar o trabalho e, eventualmente, conceder um reajuste no mês de novembro, teríamos que refazer todo o trabalho em janeiro e apresentar uma posição diversa do cenário atual", acrescentou.
De acordo com Jesus, somente a mudança tributária, que substitui 20% do INSS por 2% do faturamento das empresas, poderia reduzir a tarifa em Londrina de R$ 0,08 a R$ 0,10.