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Das 9h às 17h

CMTU amplia horário do estacionamento na Avenida Duque de Caxias, em Londrina

Jéssica Sabbadini - Especial para a Folha
29 abr 2025 às 13:15

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Jéssica Sabbadini
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A partir desta terça-feira (29), os motoristas vão poder estacionar até às 17h na Avenida Duque de Caxias, no centro de Londrina. Isso porque a CMTU (Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização de Londrina), após um estudo técnico, decidiu atender o pedido dos comerciantes da região e ampliar em uma hora o horário do estacionamento, que antes era até às 16h, no trecho entre as ruas Sergipe e Cambará. 


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Diretor de Trânsito da CMTU, Rafael Sambatti explica que o pedido de ampliação veio através de uma manifestação de comerciantes e moradores que integram o Núcleo Nossa Duque. Segundo ele, foi feito um estudo de viabilidade técnica junto ao transporte coletivo, já que a avenida conta com uma faixa exclusiva para ônibus. 

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A partir de agora, o estacionamento de veículos na via segue proibido das 7h às 9h e, com a mudança, das 17h às 19h de segunda a sexta-feira. A substituição das placas de identificação foi feita durante a manhã desta terça-feira, sendo 18 verticais e 10 paineis na faixa exclusiva para ônibus. 


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“Quando você amplia o horário do estacionamento, você também amplia o horário de trânsito de veículos na canaleta exclusiva de ônibus”, aponta, complementando que essa mudanças vem em caráter experimental, ou seja, caso a companhia note que a ampliação trouxe prejuízos ao trânsito ou ao transporte coletivo, a implantação deverá ser reavaliada. Entretanto, a expectativa é de que a mudança seja permanente.


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O diretor reforça que o poder público precisa cuidar do trânsito de veículos e de pedestres, assim como também precisa fomentar e apoiar as empresas do município. “Quando chega uma demanda dessas, nós não medimos esforços para trazer conforto tanto para o trânsito quanto para os munícipes e para as empresas”, afirma. 


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O trecho da Avenida Duque de Caxias, entre as ruas Sergipe e Cambará, conta com aproximadamente 100 vagas de estacionamento rotativo, em que a permanência máxima é de duas horas. Em toda a cidade, são cerca de 2,5 mil vagas espalhadas por vias no quadrilátero central, centro cívico e nas avenidas Bandeirantes e Ayrton Senna. 


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Questionado sobre a ampliação da Zona Azul para outros pontos da cidade, Sambatti ressaltou que isso vem sendo estudado pela CMTU, assim como o formato, com totens e aplicativos, já que a ideia é buscar ferramentas mais modernas de fiscalização e de pagamento. “O município e a zona urbana vão crescendo, então o poder público precisa acompanhar”, reforça. 


Comerciantes agradecem

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Para quem trabalha ou passa pela Avenida Duque de Caxias, a mudança é vista como positiva, já que vai ajudar quem sai do trabalho e quer passar em algum comércio da via. Esse é o caso de um motorista que conversou com a reportagem. Ele, que preferiu não se identificar, conta que sai do trabalho às 16h e costuma aproveitar para passar na avenida para conversar com colegas e comprar algo que precisa. “Antes a gente acabava parando com o carro longe, então vai ser melhor porque a gente vai poder estacionar aqui na frente”, disse. 


O mecânico Douglas Camargo, 37, também aprovou a ampliação do horário, já que muitos clientes reclamam da falta de lugares para estacionar na avenida, principalmente para quem ia até a loja retirar alguma máquina ou equipamento. Ele também sugere que a sinalização deveria ficar mais visível, com os horários permitidos, já que pessoas de fora acabam não conseguindo identificar as orientações. 


O podcaster Gustavo Silveira, 32, trabalha como assistente comercial em uma agência dos Correios na Avenida Duque de Caxias e aponta que sempre vai ter alguém que vai reclamar, mas que, na opinião dele, a mudança é boa e vai ajudar quem precisa estacionar. “Para o comerciante, se o estacionamento fosse até às 18h seria excelente, mas até às 17h já é muito bom”, garante. 


Para ele, um dos principais problemas na via é a faixa exclusiva de ônibus, já que, na visão de Silveira, deveria ser implantada na Rua Uruguai, que tem um fluxo menor de veículos e de comércios. Para ele, isso contribuiu para que muitos empresários fechassem as portas do negócio.

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