Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Coleta seletiva

CMTU e ABIHPEC discutem funcionamento da Central de Valorização de Materiais Recicláveis

Redação Bonde com assessoria de imprensa
10 fev 2017 às 16:04

Compartilhar notícia

- Reprodução
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Para discutir os rumos da coleta seletiva na cidade, representantes da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização de Londrina (CMTU), da Secretaria Municipal do Ambiente (Sema) e da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC) se reuniram na quarta-feira (dia 8) na sede da companhia. Em pauta estava a produtividade e o desempenho das associações de catadores e o futuro da Central de Valorização de Materiais Recicláveis (CVMR), inaugurada em dezembro passado no Parque Industrial José Belinati, na região norte.

A CVMR é fruto de uma parceria firmada entre a CMTU, as cooperativas de catadores, a ABIHPEC, a Associação Brasileira das Indústrias de Produtos de Limpeza (ABIPLA) e a Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães & Bolos Industrializados (ABIMAPI).

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Com investimento das empresas filiadas às associações e aluguel do barracão bancado pela companhia, a CVMR vai atuar no beneficiamento de plástico, papelão, papel e garrafas pet, agregando valor aos materiais, eliminando a figura dos atravessadores e possibilitando a comercialização dos itens a um preço muito mais vantajoso aos recicladores. A expectativa é que, quando estiver funcionando com toda a capacidade, a Central proporcione um aumento de até 20% na renda das cooperativas. O resultado esperado, consequentemente, será a ampliação da oferta de trabalho e o fortalecimento da coleta em Londrina.

Leia mais:

Imagem de destaque
Deslocamentos curtos

Nova opção de transporte, patinetes elétricos começam a funcionar em Londrina

Imagem de destaque
Nova frente fria

Fim de semana será de tempo instável e com chuvas em Londrina e região

Imagem de destaque
Neste sábado (14)

Escritor londrinense lança romance 'O Gringo do Bom Jesus'

Imagem de destaque
Dados como ponto de partida

Fórum Desenvolve Londrina lança Manual de Indicadores 2024


Durante a reunião, ficou definida a necessidade de que todas as associações atuantes no Município integrem a CVMR, já que o programa que viabilizou sua construção tem subsidiado também a compra de equipamentos para elas e os benefícios aguardados serão estendidos a todas as sete cooperativas. A CVMR visa aumentar a capacidade de separação do lixo em Londrina, que se destaca no cenário nacional como uma das cidades campeãs na coleta seletiva.


O presidente da CMTU, Moacir Sgarioni, afirmou que foi muito importante a reunião, porque reforçou o compromisso da ABIHPEC com a coleta seletiva de Londrina. "Definimos estratégias para o funcionamento da Central de Valorização de Materiais Recicláveis. A Companhia concorda com definição das sete cooperativas na Central e vai trabalhar para chegar a esse entendimento."

O sucesso do empreendimento, no entanto, depende necessariamente do apoio da população. "A coleta gera trabalho e renda para mais de 400 famílias na cidade. Além disso, gera benefícios ao meio ambiente e aumenta a vida útil da Central de Tratamento de Resíduos (CTR), para onde são levados o rejeito e o lixo orgânico. Por isso, o nosso apelo é que a comunidade continue a fazer a separação correta dos resíduos em casa", pede a coordenadora de Resíduos Recicláveis da CMTU, Eliene Moraes Eliene Moraes.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo