Nesta terça-feira (30), a Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU), em parceria com a Secretaria de Agricultura e Abastecimento, deu início ao mutirão de limpeza em Guaravera, na região rural de Londrina. A coleta de resíduos deverá continuar nos próximos dias, com o objetivo de eliminar possíveis criadouros do mosquito da dengue.
A ação conta com a participação da comunidade. Mais de 4.000 pessoas estão engajadas, retirando o lixo acumulado nos quintais das residências. "Recolhemos diferentes tipos de resíduos hoje: entulho, móveis, tábuas, pias, tanques, isopor, lixo verde, eletroeletrônicos e itens da linha branca, dentre outros materiais que podem acumular água. Estamos orientando os moradores para que deem atenção especial aos objetos que oferecem risco para a proliferação do mosquito da dengue. Após a separação, é só colocar o lixo em frente da casa e faremos a coleta", explica Álvaro do Nascimento, gerente de limpeza urbana da CMTU. Três caminhões da Companhia estão sendo utilizados no serviço. A ação terá continuidade nesta quarta-feira.
Segundo a administradora distrital de Guaravera, Elizete Ramirez Ceciliano, o mutirão foi divulgado no último final de semana. "A adesão foi excelente. Estimamos que mais de 90% da nossa comunidade esteja participando. Hoje, a limpeza já foi significativa, mas ainda temos muito trabalho pela frente, pois ainda tem ‘coisa’ para retirar das casas e do próprio lixão amontoado na rua, formado pelo descarte irregular de resíduos. Estamos gratos pela parceria e empenhados em deixar o distrito 100%", incentiva Elizete. Recentemente, mutirões semelhantes foram realizados nas ruas de São Luiz, de onde a CMTU retirou 26 caminhões de entulho.
Leia mais:
FEL oferta aulas gratuitas de treinamento funcional em Londrina
Cartunista londrinense lança livro em evento gratuito nesta quinta-feira
Proposta de transferir UPA Sol para Mater Dei 'emperra' e desfecho fica para 2025
Atores voltam ao Calçadão de Londrina para gravar 'Assalto à Brasileira'
No caso de chuva intensa nesta quarta-feira, as atividades poderão ser canceladas.