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A partir desta terça

CMTU implanta Zona Azul em trecho central da Duque de Caxias, em Londrina

Redação Bonde com assessoria
19 dez 2022 às 12:23

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- Divulgação/CMTU
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O estacionamento rotativo Zona Azul, de Londrina, será expandido para a Avenida Duque de Caxias, no trecho entre as ruas Sergipe e Cambará, a partir desta terça-feira (20). Segundo a CMTU, a medida pretende aumentar opções de estacionamento na via, promovendo a rotatividade de vagas, e foi implementada a pedido dos próprios comerciantes.


A Zona Azul na via funcionará de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h e, aos sábados, das 9h às 13h. Nos momentos em que estiver em vigor, a permanência máxima de veículos nas vagas será de duas horas.

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Atualmente, o estacionamento na Duque é permitido na faixa mais à esquerda, ao mesmo tempo em que carros que não integram o transporte coletivo são autorizados a fazer uso do corredor para ônibus. A liberação ocorre também das 19h às 7h, quando a canaleta opera sem restrições. 

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O início do estacionamento rotativo foi autorizado pela CMTU (Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização), que concluiu em novembro a sinalização viária do corredor, após o recape asfáltico da avenida. 

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A ativação da Zona Azul é mais uma etapa das mudanças que começaram a ser implementadas na via a partir de junho, quando a faixa exclusiva para ônibus passou a ser compartilhada também com veículos comuns, no período das 9h às 16h. Além de dar mais fluidez ao trânsito, as alterações visam aumentar o movimento nas lojas de comércio e serviços da região. 


Segundo o presidente da CMTU, Marcelo Cortez, como a faixa mais à esquerda contemplará, a depender do horário, tanto o fluxo de veículos como a Zona Azul, não houve a demarcação horizontal das vagas de estacionamento. 

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As informações sobre a utilização da faixa estarão indicadas somente nas placas de sinalização vertical. A cidade precisa se organizar e as mudanças na Duque de Caxias beneficiam todos que ali circulam.


O diretor de trânsito da CMTU, Major Mario Celso Andrade, alerta que os motoristas deverão se atentar aos locais de entrada e saída dos imóveis, para não bloquear a passagem. 

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A fiscalização quanto ao impedimento das guias rebaixadas, bem como quanto à permanência no estacionamento fora dos horários de Zona Azul e para além do tempo autorizado, estará incluída na rotina de trabalho dos agentes de trânsito. 


DUAS FAIXAS DE ROLAMENTO

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Com a implantação das modificações finalizada, explicou Andrade, a avenida Duque de Caxias terá sempre duas faixas para circulação de veículos. De segunda a sexta-feira, das 9h às 16h e, aos sábados, das 9h às 13h, os condutores poderão trafegar pela faixa do meio e pela canaleta do transporte coletivo, ficando a pista mais à esquerda para a Zona Azul. 


Já nos períodos em que a faixa à direita estiver restrita ao transporte coletivo, das 7h às 9h e das 16h às 19h, entre segunda-feira e sexta, o trânsito fluirá nas faixas central e da esquerda. 

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O corredor exclusivo para ônibus não funciona das 19h às 7h, nem aos sábados e domingos. Assim, com exceção do sábado pela manhã, também nesses intervalos não haverá Zona Azul.


Organização – Para garantir a ampliação do estacionamento regulamentado para a avenida Duque de Caxias, foi realizada a instalação de 18 placas informativas e quatro parquímetros, posicionados próximo às esquinas. 

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Além disso, a Epesmel, entidade social que administra a Zona Azul na cidade, fez em novembro a contratação de novos funcionários, sendo que dois ou três serão designados para atuar na avenida. 


O coordenador Wellington Marcatti, representante da organização, afirmou que o novo modelo de estacionamento irá diversificar a utilização da via, possibilitando que todos possam ter um lugar onde deixar o veículo. 


Com a implantação da Zona Azul na Duque, Londrina passará a contar com cerca de 2.570 vagas de estacionamento rotativo, distribuídas, principalmente, na área central, avenida Bandeirantes e Centro Cívico. Deste total, 109 locais de parada são mistos. Isto é, servem para carga e descarga pela manhã, dispensando o pagamento da hora estacionada, e após o meio-dia recebem veículos comuns, cuja utilização exige a aquisição de créditos.

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