A Companhia Municipal de Trânsito de Urbanização (CMTU) recolheu nove caminhões de lixo dos lagos Igapó 1, 2, 3 e 4 neste mês. Ao todo, são 25 toneladas de detritos encontrados no Igapó, conforme balanço do presidente da CMTU, Carlos Geirinhas, apresentado na sessão da Câmara Municipal de Londrina desta terça-feira (18).
De acordo com ele, a companhia ainda recolheu 52 toneladas de lixo do lago Igapó em 29 caminhões no mês de fevereiro. Conforme o presidente, aproximadamente 5 mil caminhões são necessários para limpar toda a cidade.
Geirinhas também informou que a empresas terceirizadas roçaram mais de 1 milhão de metros quadrados de área na zona norte no mês passado e 894 mil metros quadrados na zona sul. Além disso, áreas particulares continuam sendo limpas pelo município, que aplica multa aos proprietários para cobrança do serviço. "Foram 280 terrenos em janeiro e 235 áreas particulares em fevereiro", informou.
Leia mais:
Banda Nova Funcart promove nova edição do festival de música neste domingo em Londrina
Feira Flua Cultura promove evento dos 90 anos de Londrina na Concha Acústica
Elevação do preço da carne pressiona inflação da cesta básica em Londrina
Distrito de Guaravera deve ficar sem água nesta segunda após manutenção de rede
Os ecopontos são responsáveis por uma grande de trabalho com a retirada de mais de 600 caminhões de lixo por mês. Em janeiro, foram 695 veículos com detritos. O número caiu para 625 no mês passado. "A ALL é responsável pela limpeza de 15 metros da linha de um lado e do outro. Como eles não limpam, nós realizamos o serviço e aplicamos uma multa. Já estamos negociando para a troca pela implementação de pelo menos dois Pontos de Entregas Voluntárias (PEVs). As vezes, a população não ajuda, mas o poder público precisa apresentar soluções", avaliou Geirinhas.
O presidente da CMTU ainda apresentou os gastos do município com a varrição, que teve declínio dos últimos anos por causa da diminuição da área de serviço prestado. Em 2013, a companhia gastou R$ 1,5 milhão para varrição apenas no centro de Londrina, Em 2011, o custo da varrição para limpeza da região central, principais vias da cidade e alguns bairros foi de R$ 6,4 milhões.