12/04/21
PUBLICIDADE
Confira!

CMTU oferta serviços online e prorroga cartões de estacionamento de idosos e deficientes

A CMTU (Comapnhai Municipal de Trânsito e Urbanismo de Londrina) passou a oferecer na modalidade virtual os serviços de defesa para multas de trânsito e de solicitação de ações de educação viária. Além disso, anunciou nesta quarta-feira (18) que prorrogará até o dia 30 de abril o vencimento dos cartões de estacionamento para idosos.

Emerson Dias/N.Com
Emerson Dias/N.Com


Para acessar os serviços virtuais, o usuário precisa ter cadastro no SEI (Sistema Eletrônico de Informações), cuja validação tem que ser feita presencialmente na Prefeitura com a entrega de alguns documentos. Além de cópia de cédula de identificação no qual conste CPF, o cidadão deverá apresentar cópia de comprovante de endereço e o "Termo de Declaração de Concordância e Veracidade” – disponível na página do SEI – preenchido e assinado.

O procedimento é solicitado apenas uma única vez e, com ele, o usuário poderá usar diversos outros serviços virtuais oferecidos pelo poder público municipal, seus órgãos e secretarias, como solicitações referentes a cemitérios, requerimentos de alvará para intervenções em vias, denúncias de débitos de ISS, entre outras.

Para apresentar defesa contra autuação por infrações de trânsito, o interessado deve clicar no menu "Peticionamento”, "Processo Novo”, "CMTU” e, finalmente, "Defesa de Autuação de Trânsito”, preenchendo o número do auto de infração. Além dos argumentos do recurso, o usuário também deverá apresentar o CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo) e os documentos da defesa, finalizando no botão "Peticionar".

Já para solicitar ações educativas sobre segurança viária voltadas a empresas, instituições de ensino, associações de bairros, grupos de idosos, entre outras organizações, o interessado tem de clicar em "Peticionamento”, "Processo Novo” e, por fim, "CMTU: Solicitação de Educação no Trânsito”. O pedido deverá conter o nome, CNPJ ou CPF do solicitante; e-mail e telefone para contato; data e horários desejados; objetivo, público alvo e número de participantes, além de breve descrição da estrutura do lugar.

As ferramentas estão disponíveis desde o final de 2019, mas se mostram como uma alternativa importante para reduzir a circulação de pessoas e a disseminação do coronavírus.

Além disso, a CMTU também anunciou que serão automaticamente prorrogadas até dia 30 de abril as credenciais de estacionamento exclusivo para idosos – um dos grupos de risco para a doença. O objetivo é favorecer as recomendações de diminuição do contato social e evitar que a população idosa busque atendimento presencial na companhia. Estudos apontam maior presença de sintomas, complicações e mortes para pessoas nesta faixa etária acometidas pelo vírus.

A medida, que abrange também os que têm direito às vagas para pessoas com deficiência, vale para as carteirinhas que venceriam a partir de 17 de março. "Dessa forma, se o agente de trânsito se deparar com uma credencial expirada a partir de 17 de março, não haverá a lavratura do auto de infração”, explica o diretor-presidente da CMTU, Marcelo Cortez. Ele ressalta, no entanto, que apesar de a carteirinha ser aceita em todo o território nacional, a medida administrativa que adia o vencimento para 30 de abril é válida somente para Londrina.
Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
PUBLICIDADE
Continue lendo
1.535 votos

Em 3º turno, Dr. Marcondes é eleito prefeito de Munhoz de Mello

11 ABR 2021 às 20h04
Luto

Jornalista da Folha de Londrina perde pai, mãe e irmão para a Covid-19 em menos de 24h

11 ABR 2021 às 18h37
'Kit Covid'

Londrina registra novo protesto contra medidas restritivas neste domingo

11 ABR 2021 às 16h16
Neste domingo

Rapaz morre em confronto com a polícia no Jardim Califórnia

11 ABR 2021 às 13h05
Teve Covid-19

Justiça manda soltar empresário preso por fraudes no DPVAT

11 ABR 2021 às 12h25
Obituário

Falecimentos dos dias 10 e 11 de abril de 2021 em Londrina e região

11 ABR 2021 às 11h03
Veja mais e a capa do canal
JORNAIS
Folha de Londrina
TELEVISÃO
MultiTV Cidades
OUTRAS EMPRESAS
Grafipress
RSS - Resolução máxima 1024x728 - () - Bonde - Todos os direitos reservados