A Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) intensificará, a partir desta segunda-feira (12), a fiscalização das vias que possuem faixas exclusivas para ônibus. Agentes de trânsito da companhia vão fiscalizando as faixas da rua Professor João Cândido e das avenidas Duque de Caxias, Arcebispo Dom Geraldo Fernandes (Leste-Oeste), Rio Branco, Winston Churchill e Francisco Gabriel Arruda.
De acordo com o diretor de trânsito da CMTU, Diogenes Gonçalves, a companhia vem recebendo diversas informações do uso indevido dessas faixas. Segundo ele, a fiscalização será contínua e a intensificação é devido ao maior número de carros que transitam na cidade, no fim ano, período de compras.
O diretor de trânsito ainda lembra que, em todos os pontos que existem as faixas exclusivas para o transporte coletivo, há placas explicativas do uso destes espaços e os horários em que veículos podem transitar nestes lugares.
Leia mais:
Passeios de pedalinho no Igapó 2 podem ser feitos até as 23h em Londrina
Código de Posturas será debatido em audiência pública na Câmara de Londrina
Espetáculo “O Pássaro Azul” encerra programação do Cena em Movimento nesta sexta em Londrina
Centro de Doenças Infecciosas amplia atendimento para testes rápidos de HIV em Londrina
Na rua João Cândido e na avenida Duque de Caxias outras conduções, além dos ônibus, podem utilizar as faixas das 19h às 7h. Já nas demais avenidas, o horário estabelecido é das 20 às 7h.
Gonçalves destacou que existem algumas observações na legislação, quanto ao uso das faixas. "Os taxis estão autorizados a utilizar as faixas exclusivas desde que estejam transportando passageiros, mas os veículos não podem ter películas nos retrovisores e nas janelas que dificultem a visualização interna dos carros", apontou, ressaltando que é terminantemente proibido o embarque e desembarque de táxis nesse tipo de área.