As temperaturas bateram os 36,1º C às 15h desta segunda-feira (11) e transformaram o dia no mais quente do ano em Londrina, segundo o Instituto Meteorológico Simepar. O recorde foi confirmado às 19h, quando o resfriamento noturno não permitiria a quebra da marca.
A semana começou muito abafada. A presença forte do sol e a ausência de ventos também ajudam a aumentar a sensação de calor. "A região de Londrina recebe ar aquecido dos estados do Sudeste e do Centro-Oeste e tem um significativo ganho de temperatura por causa disso", explicou o meteorologista Fernando Mendonça Mendes.
Só a chuva pode amenizar o calor, de acordo com ele. "O tempo muito abafado gera instabilidade. A formação do núcleo de nebulosidade, no entanto, aconteceu mais ao sul de Londrina, fora do perímetro urbano. Tanto é que os moradores da cidade nem o perceberam", contou.
Leia mais:
Hoftalon entrega óculos para alunos de escolas municipais da zona norte de Londrina
Cidade Industrial tem 47 dos 52 lotes arrematados em Londrina
Prefeitura de Londrina alerta para golpes com cobrança de impostos via mensagem
Prefeitura de Londrina faz plantão de atendimento do Profis 2024 neste sábado
O núcleo, segundo o meteorologista, já se deslocou. "Foi para as cidades do Norte Pioneiro, onde há previsão de chuva para toda esta tarde", observou.
As esperadas pancadas de chuva vieram durante a noite em Londrina, com ventos que ultrapassaram os 60 quilômetros por hora.
A precipitação reduz um pouco as temperaturas, mas o calor continuará forte no decorrer desta semana. Nesta terça-feira (12), por exemplo, os termômetros devem bater novamente os 30º C na cidade. A tendência é de aumento da temperatura média até o final da semana. Para sexta-feira (15), a expectativa é de 32º C de máxima.