Com rajadas de vento de 64,8 km/h, o temporal que atingiu Londrina na tarde de sábado (29) causou estragos em todas as regiões, principalmente na zona oeste. O boletim da Defesa Civil mostra que, ao menos, 33 ocorrências, foram registradas até às 22h41, sendo 19 quedas de árvores, 13 destelhamentos e um dano estrutural, com solicitação de pré-vistoria. Do total de registros, 12 ocorreram na zona oeste.
Até às 11h deste domingo (30), a Copel informou que cerca de 29 mil domicílios ainda estão sem energia e que as equipes estão nas ruas trabalhando para restabelecer o fornecimento de energia elétrica. A região norte do Estado foi a mais afetada pelo temporal, com 1,6 mil ocorrências para atendimento. “O vendaval, que chegou a 100 km/h no Norte e 70 km/h em outras regiões, causou muitos danos pelo Paraná todo – uma extensão de estragos atípica. Esse número chegou a mais de 250 mil no momento mais crítico”, diz a nota.
O vendaval também provocou a queda de três torres de duas linhas de transmissão na região. Entre Ibiporã e Sertanópolis, na Região Metropolitana de Londrina, uma linha teve 12 postes quebrados, sem prejuízo ao abastecimento e em Cambé, sete postes quebraram na área rural.
Leia mais:
Solução para segurança púbica vence 1º Hackathon Smart Cities, em Londrina
Conheça os nove filmes que marcam os 90 anos de Londrina
Sesc comemora o aniversário de Londrina com shows gratuitos neste domingo
Confira dicas de segurança para se proteger durante as compras de Natal em Londrina
Os danos mais severos foram registrados no Vale do Ivaí, onde os municípios de Rosário do Ivaí, Grandes Rios e Lunardelli estão sem energia por quebra de postes em suas fontes de alimentação. Segundo a Copel, “Arapuã e Jardim Alegre têm aproximadamente 40% das ligações atendidas com interrupção no fornecimento. Em São Jerônimo da Serra, o fornecimento está interrompido a aproximadamente 2,4 mil domicílios, o que corresponde a aproximadamente metade das ligações atendidas no município, em decorrência de dois postes quebrados. O trabalho de manutenção tem apoio de equipes de fora e deve levar toda a tarde”.
A Copel informa ainda que está em contato permanente com o TRE (Tribunal Regional Eleitoral) para priorizar as regiões sem energia que possuem zonas eleitorais.
A falta de luz pode ser informada por meio do aplicativo para celulares ou pelo site da Copel, e também pelo número 41 3013-8973 (WhatsApp). Sem internet, é possível enviar um SMS para o número 28593, com as letras “SL”, de “sem luz”, e o número da unidade consumidora, destacada em amarelo no cabeçalho da conta da Copel. Ainda, situações de risco e de falta de energia podem ser comunicadas por meio do 0800 51 00 116.
QUEDA NAS TEMPERATURAS
No sábado, o Simepar (Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná) registrou 1,2 mm de precipitação em Londrina e até quarta-feira (1) o tempo deve continuar com muitas nuvens e possibilidade de pancadas de chuva. As temperaturas devem cair ao longo da próxima semana, chegando à mínima de 10°C, na quinta e na sexta. As máximas não devem passar da casa dos 22°C até sábado (5).