Nesta semana, começaram as obras viárias na avenida Dez de Dezembro para a construção de uma alça que dará acesso à rua Bolívia. As equipes de trabalho vêm atuando na execução dos serviços preliminares iniciados há pouco mais de 14 dias.
Conforme a Prefeitura, a interligação entre essas duas vias será criada, nos sentido norte-sul, por meio de nova passagem que sairá da Dez de Dezembro em direção à rua Panamá, no entroncamento com a rua Adriático, permitindo, na sequência, o trajeto inédito até a rua Bolívia.
O Executivo afirma que essa conexão possibilitará chegar mais facilmente às ruas da Vila Brasil e bairros dessa abrangência, bem como ir mais rapidamente até a área leste de Londrina, sentido aeroporto, utilizando o viaduto da rua Bolívia sobre a avenida.
Leia mais:
'Tenham orgulho da sua cidade', afirma Tiago Amaral, prefeito eleito de Londrina
Aniversário de Londrina terá atrações culturais; confira a programação
Da tradição do café ao cinema: os ciclos da economia de Londrina
Representantes do poder público e sociedade civil projetam futuro de Londrina
Ao todo, a Prefeitura investirá cerca de R$ 2,9 milhões para realizar as obras. O prazo de execução é de 210 dias e a empresa responsável é a TCE Engenharia LTDA, vencedora de processo licitatório.
Após a alça na Dez de Dezembro, com desvio à direita, será construída uma rotatória entre as ruas Panamá e Adriático, que abrirá outras opções de caminho a partir deste ponto. Os usuários poderão contornar a rotatória e seguir pela rua Panamá diretamente até as ruas Bolívia, Peru e outras, adentrando ao bairro.
Ainda antes do viaduto da rua Bolívia, outra opção é sair da rotatória já para a rua Adriático. Aqueles que estiverem na rua Panamá terão condições de acesso direto à avenida Dez de Dezembro, no sentido de Curitiba, utilizando a saída a partir da mesma rotatória.
Região leste
Por meio da mesma obra, serão criados mais dois acessos na avenida Dez de Dezembro, do outro lado da pista, no sentido sul-norte. Quem trafega pelo local, vindo da PR-445, contará com uma nova passagem direta para a zona leste, na região do aeroporto. Este acesso será construído logo após a altura da rua Charles Lindemberg, antes do viaduto da rua Bolívia, criando uma conexão com a rua da Aeronáutica. Essa rota será interligada com a rotatória da Praça João Negrão, que oferece acesso a diferentes vias da face leste, entre elas as avenidas Salgado Filho e Comandante João Ribeiro de Barros, e ruas Augusto Severo e Enzo Rufino.
Nessa mesma área, o outro acesso criado será a partir da Praça João Negrão para a avenida Dez de Dezembro, passando pela nova alça da rua da Aeronáutica. Assim o fluxo neste ponto da região leste poderá seguir diretamente para a Dez de Dezembro, facilitando o trajeto para a região central e norte da cidade.
Acesso será pelas ruas Adriático e Panamá
Neste lado da obra, ainda será feita a duplicação de um trecho curto da rua Bolívia, logo após o viaduto sobre a Dez de Dezembro, que ficará com quatro pistas para melhorar o acesso à região leste. Já a rua Enzo Rufino, que sai da rotatória da Praça João Negrão, hoje com dois sentidos, passará a ter sentido único. As novas estruturas devem desafogar o trânsito nos trechos abrangidos.