Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Empregos

Concurso da Acesf bate recorde de inscritos

Redação - Folha de Londrina
13 jun 2003 às 21:13

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A situação do desemprego segue crítica no Paraná. Dados do Dieese estimam que hoje, em todo o Estado, cerca de 580 mil pessoas estão desempregadas. Isso representa 10,5% da população economicamente ativa.

Diante dessa escassez, as poucas oportunidades que aparecem acabam sendo disputadíssimas. É o caso das 19 vagas ofertadas em concurso público pela Administração de Cemitérios e Serviços Funerários de Londrina (Acesf).

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Com certeza não é o sonho de ninguém trabalhar em um cemitério, muito menos diretamente com cadáveres. Porém, para as quase 16 mil pessoas que se inscreveram até o fim da tarde desta sexta-feira no concurso, esta a melhor oportunidade no momento.

Leia mais:

Imagem de destaque
Ensino

Londrina: Alunos da rede municipal deverão receber material escolar em 2025

Imagem de destaque
380 disponíveis em Londrina

Mais de 130 mil cartas do Papai Noel dos Correios estão disponíveis para adoção

Imagem de destaque
Propostas até 20 de dezembro

Prefeitura abre licitação para finalização das obras de restauro do Museu de Arte de Londrina

Imagem de destaque
Aniversário de 90 anos

Caixas de Correios temáticas despertam a curiosidade de quem passa pelo Bosque de Londrina


Segundo dados da Agência do Trabalhador de Londrina, dos 15.206 trabalhadores que transitaram pela agência no mês de maio, apenas 1.558 foram encaminhados para oportinidades de emrpego. E o que é pior. Deste total, somente 211 conseguiram a vaga efitivamente.

Publicidade


De acordo Cleusa Martins Guilhem, gerente de provimeto e avaliação de pessoal da prefeitura e coordenadora das inscrições, a maioria das pessoas que se inscreveram no concurso possue baixo nível de escolarida. E talvez essa seja uma das principais explicações para a enorme procura pelas vagas.


A falta de qualificação é um grande empecilho para quem está na busca de um emprego. Já no concurso, das cinco funções oferecidas, duas exigem o primeiro grau completo e as outras somente o ensino fundametal.

Publicidade


A falta de experiência na carteira de trabalho também é uma barreira para quem quer se inserir no mercado de trabalho. Essa foi a razão que fez o estudante universitário Fernando Russo, 18 anos, procurar o concurso da Acesf. Ele conta que está desempregado há sete meses e por isso resolveu disputar o cargo de assistente administrativo, o mais concorrido, com 8.374 inscritos até ontem a noite. ''Durante estes meses deixei meu currículo em várias empresas de recursos humanos, mas só fui chamado para algumas entrevistas que não deram em nada'', diz.


O número de pessoas que estão pleiteando uma vaga para trabalhar diretamente com os cadáveres também é grande. Até esta sexta, 1.954 pessoas se inscreveram para a vaga de preparador de cadáver, que exige o curso técnio de auxiliar em enfermagem, e 1.165 para o cargo de coveiro.

Adão Mendes dos Santos, 30, é um exemplo. Ele, que disputa uma vaga de coveiro, há três anos sobrevive fazendo bicos e agora vê no concurso público uma forma de conseguir um emprego estável. A inscrição na Acesf encerraram ontem, mas quem tiver interesse nas vagas ainda pode fazê-la até domingo pela internet no site www.londrina.pr.gov.br.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo