Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Confira a programação

Consciência Negra é tema de debates em Londrina

N.Com
08 nov 2018 às 16:12

Compartilhar notícia

- Reprodução/Shutterstock
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Para marcar o Dia Nacional da Consciência Negra e trabalhar questões que ainda permeiam a sociedade, como o preconceito, o racismo e a violência contra a população negra, o Município de Londrina está realizando várias atividades durante o mês de novembro. Nesta sexta-feira (9), às 11 horas, será realizada a mesa de debates sobre "O racismo institucional: segregação da população negra em Londrina", no auditório da Unopar Catuaí, Rodovia Celso Garcia Cid.


Vão participar do encontro o promotor de Justiça do Paraná e presidente do Grupo de Trabalho de Combate ao Racismo de Londrina, Paulo Cesar Vieira Tavares, e a doutoranda em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista (UNESP) e estagiária do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, Portugal (CES/UC), Mariana Panta. Também estará presente a gestora municipal de Igualdade Racial (GPPIR), Maria de Fátima Beraldo.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Os especialistas vão trazer à tona assuntos que, muitas vezes, são encobertos nas ações do dia a dia e na fala dos indivíduos, como a discriminação e o preconceito nas mais diversas relações raciais, a influência disso na segregação social urbana, a trajetória do negro e as desigualdades entre brancos e negros que permeiam ambientes como escola, família, igreja e outras instituições sociais.

Leia mais:

Imagem de destaque
Possibilidade de chuvas

Veja a previsão do tempo para esta quinta-feira em Londrina e nos municípios da região

Imagem de destaque
No Teatro Ouro Verde

Funcart encena espetáculo "A Bela Adormecida" com 300 bailarinos

Imagem de destaque
Temporada 2025

Londrina EC se apresenta com 13 jogadores e aguarda reforços

Imagem de destaque
Almoço bom e barato

Confira o cardápio do Restaurante Popular de Londrina desta quinta-feira


O público-alvo deste encontro são os gestores de escolas municipais de Londrina. De acordo com a gestora municipal de Igualdade Racial, o convite para o debate adveio da secretária municipal de Educação, Maria Tereza de Moraes, e é de extrema importância dado o fato que a escola é um espaço onde o conhecimento, valores, princípios e costumes são construídos.

Publicidade


"Os educadores terão acesso às informações sobre o racismo institucional e seus impactos na população londrinense. A Mariana trará o conhecimento obtido com sua pesquisa de doutorado e o promotor Paulo Tavares abordará as questões do GT de Combate ao Racismo em Londrina. Isso é extremamente importante, porque temos na grade escolar a inclusão do ensino das relações étnico-raciais e da história e cultura afro-brasileira e africana, que está completando 15 anos em 2018. Isso vem fortalecer o trabalho de combate ao preconceito, à discriminação e ao racismo no ambiente escolar já realizado pelo Município", explicou Fátima.


A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) orienta os educadores brasileiros a divulgarem e ensinarem os alunos a valorizarem o patrimônio cultural, material e imaterial de culturas diversificadas, incluindo as matrizes indígenas, africanas e europeias de diferentes épocas.

Publicidade


Além desta atividade, no Município há outros encontros que serão realizados até o final de novembro e início de dezembro. Entre eles estão debates sobre genocídio da população negra, 33ª Mostra Afro-Brasileira Palmares, exposição coletiva de arte voltada para a promoção da igualdade racial, palestra sobre as políticas públicas de igualdade racial, reunião ampliada e aberta ao público do GT de Combate ao Racismo, reunião das Mulheres Negras de Londrina, 5ª Conferência Municipal de Políticas de Promoção da Igualdade Racial e lançamento de livro sobre a comunidade quilombola.


Cronograma
• 9/11 – às 9h, diretores das escolas municipais participam de debates sobre "O racismo institucional: segregação da população negra em Londrina", no auditório da Unopar Catuaí, Rodovia Celso Garcia Cid.

Publicidade


• 12/11 – das 18h às 22h, Mesa de debates sobre Genocídio da População Negra no II Simpósio da Comissão de Promoção da igualdade racial e Minorias da OAB Londrina, na sede da OAB Londrina, na Rua Governador Parigot de Souza, 311 - Jardim Caiçaras.


• Até 15/11, 33ª Mostra Afro-Brasileira Palmares, exposição coletiva de arte voltada para a promoção da igualdade racial, na Biblioteca Pública Municipal Pedro Viriato Parigot de Souza, localizada na Avenida Rio de Janeiro, 413.

Publicidade


• 19/11 – das 18h às 22h, acontecerá a Plenária de Mulheres Negras de Londrina e Região, no auditório da Prefeitura de Londrina, sob a coordenação da Gestão Municipal de Igualdade Racial (GPPIR) e com a participação dos Conselhos Municipais de Igualdade Racial de Londrina e de Cambé.


• 22/11 – palestra sobre as políticas públicas para a população negra em Londrina com a Gestora Municipal de Igualdade Racial, Maria de Fátima Beraldo, para alunos da pós-graduação em Geografia da Universidade Estadual de Londrina, no auditório da Prefeitura de Londrina.

Publicidade


• 27/11 - das 9h às 12h, na Casa Dona Vilma – NEAB UEL, reunião ampliada do GT de Combate ao Racismo do Ministério Público do Paraná, com apresentações de trabalhos das pesquisas de mestrado e doutorado da Universidade Estadual de Londrina (UEL).


• 28/11 – às 19 horas, lançamento do livro "Comunidade Quilombola Manuel Ciriaco dos Santos – identidade e famílias negras em Movimento", na sede da OAB Londrina, na Rua Gov. Parigot de Souza, 311 - Jardim Caiçaras.

• 1º de dezembro - das 8h às 17h, no auditório da Prefeitura de Londrina, será realizada a 5ª Conferência Municipal de Políticas de Promoção da Igualdade Racial.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo