Nos próximos meses, a Copel executará obras de ampliação em duas importantes subestações no Norte do Paraná. Os empreendimentos foram recentemente autorizados pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), e somam investimentos da ordem de R$ 10 milhões.
O objetivo é proporcionar maior eficiência ao sistema elétrico que abastece toda a região.
Em Apucarana, a empresa irá instalar um novo banco de capacitores na subestação localizada no Jardim Ponta Grossa. Além de melhorar a conexão entre os sistemas de transmissão e distribuição, o equipamento diminui a carga dos transformadores e reduz as perdas técnicas na rede.
O mesmo trabalho será realizado na subestação Figueira, no Norte Pioneiro. Em 2015, a Companhia já havia inaugurado uma linha de transmissão entre a subestação e o município de Londrina.
Leia mais:
Fórmula Truck confirma etapa em Londrina em novembro de 2025
Passarela de Natal no lago Igapó em Londrina ultrapassa 50 mil visitantes
Câmara de Londrina veta transposição do Vale dos Tucanos
APP-Sindicato questiona equidade no programa Parceiro da Escola em Londrina
"Essas duas obras devem melhorar de forma significativa a confiabilidade da rede de transmissão e a qualidade do fornecimento de energia no norte do Estado", destaca o diretor presidente da Copel Geração e Transmissão, Sergio Lamy. Ambas as unidades operam em 230 mil volts e deverão ter as obras concluídas em um prazo de dois anos.