Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Placar do Trânsito

Cresce número de mortes no trânsito em Londrina

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
12 mar 2020 às 07:45
- Arquivo CMTU
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Londrina teve aumento de 18,18% nas mortes no trânsito nos dois primeiros meses do ano em relação a janeiro e fevereiro de 2019. Foram 13 óbitos em 2020 contra 11 no mesmo período do ano passado. Houve elevação de 50% nas mortes por atropelamento comparando o primeiro bimestre dos dois anos, que passaram de três para seis.

Por outro lado, houve redução no número de de motociclistas mortos nas ruas de Londrina. O recuo foi de sete para seis (-14,3%) em comparação com janeiro e fevereiro de 2019. A quantidade de acidentes também caiu de 573 para 551 e a de vítimas não fatais teve queda de 689 para 646, uma diminuição de 6,2%. Divulgados nesta quarta-feira (11), os números são da CMTU (Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização).

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


De acordo com o Placar do Trânsito, levantamento realizado com base em informações do Siate (Serviço Integrado de Atendimento ao Trauma em Emergência), IML (Instituto Médico-Legal) e Polícia Civil, no primeiro bimestre, Londrina computou 16 dias consecutivos sem qualquer ocorrência fatal nas ruas e avenidas. Os dados referentes a janeiro ajudam a ilustrar a situação: naquele mês foram contabilizados três episódios. Em fevereiro, no entanto, o cenário foi revertido e o índice de mortos chegou a dez.

Leia mais:

Imagem de destaque
Inscrições abrem dia 16

Prefeitura de Londrina publica edital de concurso para Procurador do Município

Imagem de destaque
Várias atrações!

Famílias aproveitam a tarde no parque de diversões da ExpoLondrina 2024

Imagem de destaque
Alarmante

Em Londrina, mortes por dengue disparam 400% em um ano

Imagem de destaque
Impasse

Dois meses depois de publicação do edital, obra da UPA Sol em Londrina segue em aberto


Perfil das vítimas

Publicidade


As informações do Placar do Trânsito revelam que, dentre os mortos, 92% são homens. A maioria (7) tinha idades de 31 a 59 anos e perdeu a vida na hora, no local do acidente. Um terço dos que vieram a óbito por atropelamento eram idosos e somente uma morte aconteceu na zona rural de Londrina.


No ranking das vias mais violentas, a avenida Brasília aparece em primeiro lugar, com duas ocorrências fatais. Outros importantes corredores, como o trecho urbano da PR-445 e as avenidas Dez de Dezembro, Saul Elkind e Arthur Thomas, registraram um episódio cada.

Publicidade


O número de autuações se manteve praticamente estável entre um ano e outro. Foram 28.616 multas aplicadas em 2020 contra 28.804 emitidas no período anterior. Com 9.143 casos, ultrapassar o limite de velocidade em até 20% figura como a infração mais cometida pelo motorista londrinense. Em seguida vem o avanço do sinal vermelho (2.576) e a falta do uso do cinto de segurança (2.471).


Completam a lista: conduzir o veículo falando no celular ou manuseando o aparelho (1.414) e abusar do acelerador entre 20 e 50% acima do permitido para a via (1.339). A maior parte das infrações registradas no município é de natureza média (12.36) e grave (8.079). As configuradas como gravíssima ocupam a terceira posição (5.662) no índice.

Publicidade


Avaliação e ações


Para o diretor de Trânsito da CMTU, major Sergio Dalbem, é difícil fazer uma avaliação dos motivos que levaram ao crescimento da letalidade. O período atípico foi marcado pelas festividades de Carnaval, época em que o consumo de álcool costuma ser elevado. "Não podemos afirmar que a tendência de elevação está atrelada às festividades, mas, coincidentemente, a maior parte das mortes aconteceu nos cinco dias anteriores e posteriores à folia”, disse.


Segundo Dalbem, para que o município consiga retornar ao patamar de janeiro ou até melhorá-lo, a CMTU vai incrementar a fiscalização contra o excesso de velocidade, uma das maiores causas de óbito no trânsito. Serão 43 novos locais contemplados com o monitoramento eletrônico, o que ampliará a cobertura dos atuais 22 para 65 pontos. "A licitação está programada para ocorrer na sexta-feira (13) e a expectativa é que a implantação dos dispositivos seja feita nos próximos meses”, contou.

Outra aposta do diretor é a parceria com a GM (Guarda Municipal) para as atividades de patrulhamento. Parte da corporação recebeu treinamento da CMTU e já está atuando nas vias. "Por funcionar 24h por dia, a Guarda tem a possibilidade de atender a ocorrências que não contariam com o apoio do operacional da companhia. Isso expande a capacidade fiscalizadora do Município. Além disso, nosso desejo é avançar nas ações educativas e de conscientização”, garantiu.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade