No terceiro dia de treinamento dos 13 guardas municipais que atuarão nas atividades de fiscalização e orientação de trânsito, a Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) promove nesta quarta-feira (7) atividades de rua. A partir das 9 horas, os alunos vão até a Avenida Higienópolis realizar atividades práticas. Eles vão orientar o trânsito e auxiliar o trabalho de sinalização viária que os funcionários da CMTU estarão executando na via, com objetivo de colocar em prática as lições aprendidas sobre controle de tráfego e simulação de desvio de fluxos por obras ou acidentes.
Já no período da tarde, às 13h30, os guardas municipais serão levados para o cruzamento das ruas Santos com a Pará, formando grupos de quatro agentes por vez. Segundo o coordenador de Educação de Trânsito da CMTU, Carlos Eduardo Ribeiro, um semáforo será desligado e os guardas municipais vão ajudar no controle do trânsito, para que saibam como agir em momentos de estresse. "As aulas teóricas e práticas serão mescladas para que os agentes compreendam e assimilem, da melhor forma possível, o conteúdo que será repassado em sala de aula", explicou.
O curso terá carga horária de 40 horas, com início sempre às 8 horas, até o dia 23 deste mês. Os participantes aprenderão mais sobre o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), o Manual Brasileiro de Fiscalização de Trânsito, questões relacionadas à ética e cidadania, técnicas de abordagem e noções sobre engenharia de tráfego. A intenção é que o conteúdo lecionado seja colocado em prática conforme os módulos forem se encerrando.
Leia mais:
Após reforma e ampliação, Londrina entrega Escola Municipal na Zona Norte
Receita Federal retém R$ 3 milhões em produtos nos Correios de Londrina
Londrina EC marca jogo contra o Maringá em Alvorada do Sul
"Senhor dos Anéis": novo filme em animação da franquia estreia em Londrina
O curso pelo qual os guardas municipais estão passando advém de um cumprimento legal do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN). Após a realização desse aperfeiçoamento, os guardas municipais estarão habilitados para o serviço nas ruas e avenidas. Eles trabalharão durante um período em conjunto com os agentes da CMTU, para que caso surjam dúvidas, elas possam ser sanadas rapidamente. Os guardas municipais receberão os equipamentos necessários para a fiscalização, como o talonário eletrônico, sistema que já funciona integrado com a Polícia Militar do Paraná (PM). Assim, estarão habilitados a atuarem com ações de fiscalização e orientação do trânsito, aplicarem multas por infração e realizarem blitze em conjunto com a companhia ou sozinhos.
Para que os guardas municipais estivessem aptos a passar pelo treinamento ministrado pela CMTU, antes foi necessário que os 13 participantes recebessem capacitação por meio de outro curso, de 40 horas, ministrado por técnicos do Departamento de Trânsito do Paraná (DETRAN/PR). Atualmente, mais 40 GMs estão participando da qualificação do DETRAN e devem ser formados pela CMTU até o segundo semestre.