O filme ''Satori Uso'', dirigido pelo londrinense Rodrigo Grota e produzido pela Kinoarte, é um dos treze filmes selecionados entre mais de uma centena para competir na categoria de curta-metragem no 35º Festival de Gramado, que acontece na Serra Gaúcha de 12 a 18 de agosto.
O curta-metragem, filmado em 35mm, em cores e preto e branco, tem 17 minutos de duração. A pré-estréia foi em março, no Cine Com-Tour/UEL, quando teve sua primeira exibição e foi visto por mais de 500 pessoas. A produção de ''Satori Uso'' teve patrocínio da Prefeitura de Londrina através do Programa Municipal de Incentivo à Cultura - Promic.
O argumento gira em torno da passagem do poeta japonês Satori Uso por Londrina, anos 1950. Um cineasta americano, Jim Kleist, resolve documentar esta passagem. Na verdade, tanto o poeta Uso como o cineasta Kleist nunca existiram, e o documentário ''Satori Uso'' é forjado, sendo portanto pura ficção.
Leia mais:
Fim de semana será de tempo instável e com chuvas em Londrina e região
Escritor londrinense lança romance 'O Gringo do Bom Jesus'
Fórum Desenvolve Londrina lança Manual de Indicadores 2024
Projeto da UEL vai atender empreendedores da área de alimentação
No filme, interpretado pelo londrinense Rogério Ivano e pela atriz paulista Caren Utino, há trechos de um filme inacabado (e também falso) do cineasta Kleist quando ele esteve no Brasil.
Além de "Satori Uso", o Paraná marca presença na competição com mais um trabalho: o curta ''Balada do Vampiro'', dos curitibanos Beto Carminatti e Estevan Silvera.