Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Faltou documento

Decoração de Natal em Londrina é alvo de fiscalização do Crea-PR

Redação Bonde com Assessoria de imprensa
01 dez 2020 às 10:35
- Divulgação/CREA-PR
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A fiscalização do Crea-PR (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná) constatou que um dos engenheiros da empresa que construiu a decoração natalina da Prefeitura de Londrina não possui ART (Anotação de Responsabilidade Técnica), irregularidade que será documentada em ofício e comunicada aos responsáveis.


Ao todo, foram fiscalizados dois lotes, contratados via licitação. Um é referente à árvore de Natal instalada no Lago Igapó e o outro abrange as demais árvores instaladas em outros pontos da cidade como avenida Saul Elkind, Leste Oeste, Ayrton Senna, Praça da Bandeira, rotatória do Ginásio do Moringão, Praça do Três Poderes, Conjunto Cafezal e Jardim Santa Mônica. São nove árvores no total.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Durante a fiscalização foi constatada que a empresa contratada pelo Poder Executivo, empresa A.A. Distribuição e Importação de Artigos de Decoração LTDA, possui cadastro junto ao Crea-PR e está devidamente habilitada. Ela possui dois profissionais técnicos capacidades: um Engenheiro Eletricista e outro Engenheiro Civil - sendo este último quem não possui o ART.

Leia mais:

Imagem de destaque
Problema que virou rotina

Escada rolante do Terminal Central de Londrina não está funcionando

Imagem de destaque
"Cabeça Dinossauro"

Vestibular UEL: álbum dos Titãs que traz críticas à sociedade no pós-ditadura é obrigatório

Imagem de destaque
Primeira ação de 2024

Projeto de Londrina atende 112 alunos da rede municipal em consultas oftalmológicas em escola da Zona Leste

Imagem de destaque
"Precisamos ser ouvidos"

Motoristas de aplicativo fazem paralisação nacional contra Projeto de Lei


"A ART é o documento que identifica de forma legal, objetiva e rastreável, que a obra foi planejada e executada por um ou mais profissionais legalmente habilitados pelo Crea, e que cabe exclusivamente a este, ou a estes profissionais a responsabilidade técnica pela obra ou serviço realizado. É uma espécie de documento que formaliza e enquadra o serviço dentro da legislação, o que torna um procedimento indispensável, inclusive, em caso de sinistros”, explica o Engenheiro Eletricista e de Segurança do Trabalho e Agente Fiscal do Crea-PR Fábbio Aguiar.


A fiscalização nas estruturas começou assim que o edital de licitação foi publicado. "Começamos a monitorar as empresas que participam do certame, não so as vencedoras. Acessamos o sistema da prefeitura para verificarmos contrato, ordem de serviço e outros documentos. O objetivo principal da fiscalização do Crea-PR é verificar a responsabilidade técnica pela montagem e instalações, tanto da empresa contratada quanto do profissional que responde por ela. Assim que notificado, o profissional tem cerca de 10 dias para regularização e emissão da ART. Em caso negativo, a empresa pode ser autuado por falta de ART.

É importante ressaltar que o Crea-PR não emite laudo de instalações ou obras. "Nós não entramos na questão técnica. O Crea-PR tem como principal atividade fiscalizar a situação da empresa contratada e do profissional. Durante as vistorias nas estruturas, os fiscais fazem uma inspeção básica das conexões elétricas e estruturas e, caso seja detectado algum risco, como fio desencapado, e conexões mal feitas, o órgão alerta a empresa ou outros órgãos envolvidos”, esclarece Aguiar.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade