Londrina

Desde que assumiu o serviço, Sercomtel Iluminação já recebeu 50 mil pedidos de reparos

21 set 2016 às 20:33

A Sercomtel Iluminação (SI) assumiu em janeiro de 2015 os serviços de manutenção, expansão e melhoria da iluminação pública que antes eram realizados pela Copel. Desde então foram abertos 50.304 pedidos de reparos, sendo atendidos 46.497 chamados. Para se ter uma ideia da dimensão dos serviços realizados, Londrina possui 62 mil pontos de iluminação (58 mil lâmpadas viárias e 4 mil ornamentais).

Essa demanda de serviços surpreendeu a equipe da Sercomtel Iluminação. "Parece que depois que a Sercomtel assumiu os serviços as pessoas passaram a reclamar mais", aponta o seu presidente Sandro Nóbrega. Em julho deste ano média de atendimentos de pedidos de reparos foi de 150 solicitações ao dia, contra um número que variava de 80 a 100 por dia no início dos serviços.


O diretor de Operações da SI, Hans Müller, explica que em um mesmo poste podem ocorrer vários problemas, seja na lâmpada, no reator, no relé, na luminária ou nas conexões. "Isso sem contar os atos de vandalismo que destroem os equipamentos."


O engenheiro responsável pelo planejamento de engenharia da Sercomtel Iluminação, Cassiano Germanovix, explica que 45% dos chamados são relacionados a problemas com as lâmpadas, 30% a problemas com o reator e de 10% a 12% são causados por danos no relé.

Leia mais sobre o assunto na edição desta quinta-feira (22) da Folha de Londrina.


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