Os londrinenses terão, neste sábado (26), mais uma oportunidade para se desfazer dos aparelhos e equipamentos eletrônicos que não utilizam mais. Neste dia, será realizado o drive-thru da campanha "Seu Lixo Eletrônico está em Alta”, para recolher esses objetos e dar a eles a destinação correta. A ação irá ocorrer das 9h às 16h, no estacionamento da Igreja Presbiteriana Central de Londrina (IPCL), que fica na rua João XXIII, 401, Vila Judith.
A campanha é organizada pelo Sindicato da Habitação e Condomínios (Secovi) de Londrina, em parceria com a ONG e-Letro, e conta com apoio da IPCL e da Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal do Ambiente (Sema).
Dentre os itens que podem ser entregues, estão equipamentos e periféricos de informática, como mouses, teclados, notebooks e monitores; e eletrônicos, incluindo rádios, televisores, videogames e caixas de som.
Leia mais:
Fórum Desenvolve Londrina apresenta indicadores e pesquisa de percepção
Quarta-feira será de Sol e tempo estável em Londrina e nos municípios da região
Moradora de Londrina ganha R$ 100 mil no sorteio do Nota Paraná
Ministério Público recomenda alterações no Parcelamento do Solo em Londrina
De acordo com a gerente de Educação Ambiental da Sema, Mariza Cleonice Pissinati, os aparelhos arrecadados no drive-thru que estiverem em condições de uso serão recuperados. Os demais serão desmontados e suas peças, comercializadas. "Essa ação tem nosso apoio por ser uma iniciativa muito relevante para a população, no sentido de oferecer mais uma opção para descarte adequado dos resíduos eletroeletrônicos. E nós, da Sema, estaremos presencialmente neste recebimento”, comentou.
Além de evitar o descarte irregular de rejeitos e produtos eletrônicos, protegendo o meio ambiente, a atividade também tem viés social. Parte dos recursos obtidos com a comercialização do material arrecadado serão convertidos em cestas básicas, que serão entregues para instituições que atendem pessoas em situações de vulnerabilidade.
Balanço – Neste ano, a Secretaria Municipal do Ambiente também realizou coletas no formato drive-thru, que recolheram 14,2 toneladas. Foram dois eventos, sendo o primeiro em fevereiro, quando foram arrecadadas mais de 12 toneladas entre lixo eletrônico, chapas de raio-X, tecidos, roupas e outros materiais. Em maio, outra atividade similar recolheu 2,2 toneladas, sendo a maioria em aparelhos eletrônicos.