A Prefeitura de Londrina realiza a liberação do trânsito na rua Prefeito Faria Lima, após o término da segunda e última fase de duplicação da via, em trecho que vai da rua Bento Munhoz da Rocha Neto até a avenida Maringá, totalizando 600 metros, nesta terça-feira (15), às 9h. O prefeito Marcelo Belinati e secretários municipais estarão no local conferir o resultado final dos trabalhos.
A obra vai melhorar a mobilidade urbana e facilitar o tráfego de veículos em uma área de alto fluxo viário, trazendo mais segurança e conforto aos motoristas e pedestres, sendo esta uma das principais vias de acesso à Universidade Estadual de Londrina (UEL).
Com a conclusão total da obra, o tráfego agora estará completamente livre nas duas pistas da Faria Lima, no sentido centro-UEL e vice-versa. A duplicação era uma demanda antiga dos londrinenses e irá possibilitar mais acessibilidade tanto para as milhares de pessoas que precisam ir até a UEL, entre estudantes, professores e funcionários, como aos usuários da via que trafegam de diferentes regiões até o centro da cidade, incluindo moradores de outros municípios como Cambé e Rolândia, que vêm pela PR-445.
Leia mais:
Projeto ''Sextou na Concha Acústica'' abre inscrições para seleção de bandas em Londrina
Interligações em redes podem afetar abastecimento de água em bairros de Londrina
Prefeitura de Londrina aumenta prazo de obra e duplicação da Octávio Genta fica para 2025
Fórum Desenvolve Londrina apresenta indicadores e pesquisa de percepção
O investimento total foi de R$ 14,6 milhões, aproximadamente, para executar a duplicação e todas as melhorias realizadas, além da desapropriação de terrenos por parte da Prefeitura. O pacote de ações contemplou a construção de uma segunda ponte sobre o Lago Igapó, na região do Aterro, alargamento e revitalização das pistas, recuperação de galerias pluviais, execução de canteiro, meios-fios e rampas de acesso, realocação dos padrões de energia, implantação de iluminação em LED, além de pintura e sinalização viária.
Dividida em dois lotes, a duplicação foi feita desde a avenida Aniceto Espiga até o cruzamento com a avenida Maringá, totalizando cerca de 1.500 metros, sendo 900 metros no primeiro trecho e mais 600 metros no segundo.
Juntamente com os serviços realizados pela empresa contratada, também houve melhorias complementares, já previstas no projeto e feitas paralelamente pela própria Prefeitura. Um dos trabalhos, executados pela Secretaria Municipal de Obras e Pavimentação, foi o recape asfáltico na pista antiga da Faria Lima, abrangendo toda a extensão que ganhou a duplicação.
Além de colaborar com bloqueios, intervenções e orientações de trânsito durante toda a duração da obra, a Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) realizou adequações em aparelhos de semáforo.
Houve uma alteração de trânsito no semáforo de cruzamento com a rua Joaquim de Matos Barreto, agora permitindo o acesso direto à Faria Lima para quem dirige vindo da avenida Castelo Branco. Neste mesmo semáforo, deixa de existir a opção de conversão à esquerda para a rua Joaquim Nabuco, para quem trafega na Faria Lima sentido bairro-centro.
Iluminação – A rua Faria Lima ganhou, além da duplicação, um novo sistema de iluminação pública. No segundo lote da obra, Sercomtel Iluminação (SI) fez a instalação de 23 postes duplos no canteiro central da rua Faria Lima, totalizando 46 luminárias em LED, ampliando a visibilidade e segurança nessa região. Esse trabalho corresponde a quase 600 metros de extensão, do Lago Igapó até a avenida Maringá.
Antes disso, durante a execução do primeiro lote das obras, a SI havia instalado 93 luminárias LED ao longo da Faria Lima, no trecho de 1 km que vai da avenida Aniceto Espiga até a ponte do Lago Igapó.