Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Com regras de segurança

Em live, Marcelo confirma liberação de cinemas e futebol amador em Londrina

Simoni Saris - Grupo FOLHA
01 ago 2021 às 19:57
- Gustavo Carneiro / Grupo Folha
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O prefeito Marcelo Belinati e o secretário municipal de Saúde, Felippe Machado, confirmaram neste domingo (1), em transmissão ao vivo pelas redes sociais, a liberação das peladas de futebol, dos cinemas e dos espaços de uso coletivo em condomínios residenciais e dos eventos sociais para até 500 convidados.

A flexibilização das restrições de circulação de pessoas em espaços públicos estava prevista em um decreto publicado na última sexta-feira (30) pelo governo estadual e o município de Londrina decidiu seguir a determinação em razão da melhora dos indicadores referentes à Covid-19. Belinati ressaltou, no entanto, que para toda regra vale o bom senso e que os protocolos de segurança, como o uso de máscara e álcool em gel, devem ser mantidos.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O prefeito e o secretário de Saúde detalharam os termos do decreto, esclarecendo as principais dúvidas da população. Conforme o decreto estadual, fica permitido o funcionamento de shopping centers, inclusive aos domingos, academias de ginástica e igrejas, mas sempre respeitando-se o limite de 50% da capacidade e observando-se o toque de recolher a partir da meia-noite.

Leia mais:

Imagem de destaque
Quarta-feira

Ceasa de Londrina abre normalmente no feriado do dia 1º de maio

Imagem de destaque
Entrada gratuita

Cineclube do Cocine em Londrina exibe dois filmes de cineastas Kaingang nesta sexta-feira

Imagem de destaque
Escola da Zona Oeste

Projeto oferece consultas oftalmológicas para 200 crianças de Londrina neste sábado

Imagem de destaque
Evento literário

Em Londrina, bibliocircuito homenageia Clarice Lispector em maio


As áreas de uso comum dos condomínios residenciais, como piscinas, churrasqueiras, academias de ginástica e salões de festa também podem voltar a funcionar, desde que respeitadas as normas de segurança contra a Covid-19, a limitação de público de 50% e de horário. "Cada síndico deve fazer a sua regra interna”, sugeriu o prefeito.

Publicidade


Os jogos de futebol entre amigos e outros eventos esportivos estão liberados, mas sem arquibancada e sem confraternização após a partida. Porém, como o próprio prefeito reconheceu que dificilmente os atletas irão entrar em campo usando máscara, a orientação é que apenas pessoas já vacinadas se reúnam para esse tipo de evento.


As salas de cinema têm autorização para reabrirem, mas também com 50% da capacidade de espectadores e dentro das normas de distanciamento. O mesmo vale para teatros.

Publicidade


Eventos sociais e corporativos voltam a ser realizados a partir de agora. Para eventos corporativos, os espaços poderão funcionar com 60% da capacidade, não excedendo o número de 500 pessoas em local aberto. Para os eventos sociais em locais abertos a limitação é de 50%, mas o número de convidados nunca poderá exceder as 500 pessoas.


Em locais fechados, as regras para os eventos mudam. A ocupação deve ser de 30%, limitado a 400 participantes e todas as pessoas devem estar vacinadas ou com o teste de Covid-19 negativo. Em nenhum tipo de evento, em local aberto ou fechado, poderá funcionar pista de dança e o toque de recolher à meia-noite deve ser respeitado.


Festas em chácaras, com bebida e dança, ou outros eventos em espaços fechados nos quais os participantes ficam o tempo todo em pé, assim como em locais sem climatização e renovação de ar, continuam proibidos por enquanto. "Bailão, rave e cervejada ainda não dá”, reforçou Belinati.

LEIA MAIS NA FOLHA:


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade