Pesquisar

Canais

Serviços

Luís Fernando Wiltemburg/Arquivo Folha
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Veio em boa hora

Em três dias, chove 70% do esperado para outubro em Londrina

Simoni Saris/Grupo Folha
03 out 2021 às 17:14
Continua depois da publicidade

Depois de setembro registrar índice de chuvas abaixo da média histórica para o mês no Paraná, outubro começou com muita água. Na Região Norte do Estado, o tempo fechou no final da manhã de sexta-feira (1) e seguiu assim por todo o final de semana, com nuvens bastante carregadas. 

Continua depois da publicidade
PUBLICIDADE


Nos primeiros três dias, já choveu na região de Londrina quase 70% do volume esperado para todo o mês. De sexta-feira a domingo, foram registrados 104,9 milímetros. A média histórica de outubro é de 154,8 milímetros. Para esta semana, o Simepar (Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná) prevê a continuidade das áreas de instabilidade e temperaturas mais amenas do que as registradas nos últimos dias de setembro. 

Continua depois da publicidade


“Há uma predisposição que se restabeleceu um tipo de padrão de circulação da atmosfera que determina o escoamento de umidade de regiões tropicais, como a Amazônia, o que não ocorria há muito tempo”, explicou o meteorologista Fernando Mendonça Mendes, do Simepar. Essa é uma das características que favorecem a formação de nuvens de chuvas na atmosfera da Região Sul do Brasil associada ao deslocamento de frentes frias pelo oceano.  


Ao longo de toda esta semana, a previsão meteorológica indica a ocorrência de áreas de instabilidade intercaladas com períodos de melhora no tempo na região de Londrina.

Para esta segunda-feira (4), a expectativa é de chuva com o maior volume esperado para o período das 9 às 15 horas. A temperatura deverá variar de 19 a 27 graus. 

Continua depois da publicidade

Continue lendo