Há um ano e três meses, a família formada por Iván, Priscilla, Lara e Teo percorre diversos países da América Latina atrás de histórias e conhecimento. Eles já passaram por Panamá, Venezuela, Colômbia, Equador, Peru, Bolívia e Argentina. A trupe chegou ao Brasil na última semana e, mais precisamente, em Londrina por volta do meio-dia desta sexta-feira (23). "Procuramos cidades não tão grandes para trabalhar e ganhar dinheiro para continuar com a viagem", explicou Iván.
A família viaja em uma van customizada, que tem fogão, cama e os brinquedos dos irmãos Lara e Teo, de 4 anos e 1 ano e 8 meses, respectivamente. "Quando começamos a viagem, ele tinha cinco meses", disse Iván, com o filho pequeno no colo. Eles também carregam um cachorro de médio porte, encontrado na Argentina.
A van foi estacionada pela família em frente ao Bosque Central e chamou a atenção da reportagem do Portal Bonde.
Leia mais:
Motociclista 'tiktoker' avança sobre repórter de tevê que rejeitou brincadeira de mau gosto em Londrina
Idosas do CCI Oeste se apresentam nesta quarta no Lar São Vicente de Paula em Londrina
Famílias de Londrina reclamam da comida servida aos detentos da PEL 3
Obra afeta distribuição de água em Londrina e Cambé nesta quarta-feira
Iván contou que sua esposa, Priscilla, trabalha como fotógrafa e ensina crianças das regiões rurais das cidades por ondem eles passam a fotografar. "Tínhamos uma oficina de fotografia na Costa Rica e resolvemos levar esse trabalho na bagagem da nossa van", destacou. A página do projeto da família, denominado Kratus, pode ser acessada aqui.
A reportagem teve acesso a fotos feitas por crianças da Colômbia e do Equador. "Nós ensinamos e também aprendemos com elas".
Iván acredita que a viagem pode trazer benefícios significativos para a educação de seus filhos. "Estamos ensinando as crianças a viver com pouco, com as coisas que temos, apenas um ou dois brinquedos para cada", destacou.
A família deve deixar Londrina neste sábado (24) e seguir rumo a Minas Gerais. "Começamos a viagem de volta. Devemos chegar a Costa Rica em cinco ou seis meses."