A Vega Engenharia Ambiental, empresa responsável pela coleta de lixo domciliar e hospitalar de Londrina, está iniciando a segunda etapa da campanha para reduzir o índice de acidentes de trabalho ocorridos com os coletores.
Numa primeira etapa foram distribuídos panfletos em todas as residências da cidade ensinando os moradores como acondicionar material perfuro-cortante (cacos de vidro, agulhas, seringas, lascas de madeira, pedaços de metal) antes de colocá-lo no lixo.
Na segunda etapa da campanha, a Vega está enviando material informativo para os cerca de 400 hospitais, clínicas médicas e veterinárias e laboratórios de análises. O material orienta como os responsáveis pelo gerenciamento do lixo contaminado dessas empresas devem proceder, indica recepientes para colocar o material contaminado e até os nomes dos fornecedores dessas embalagens.
Leia mais:
Murilo Benício grava cenas para filme sobre assalto ao Banestado em Londrina
Ippul sugere plano com 20 ações para modernizar o Centro de Londrina; saiba quais
Com Murilo Benício, filmagens de 'Assalto à Brasileira' começam em Londrina
Passeios de pedalinho no Igapó 2 podem ser feitos até as 23h em Londrina
O objetivo da Vega é evitar acidentes de trabalho com seus coletores. Somente no primeiro semestre deste ano, seis trabalhadores sofreram acidentes com lixo contaminado, principalmente seringas. Eles passaram por diversos exames laboratoriais e alguns precisaram ser afastados do serviço. O risco de contaminação é grande. As partes mais atingidas são as mãos, braços e pernas.
Outro objeto de atenção da Vega são os ataques de cães aos coletores. A empresa avisa que está registrando boletim de ocorrência (BO) para responsabilizar os donos dos animais.