Cerca de 500 pessoas acompanharam a encenação da Via Sacra realizada ao lado da Catedral Metropolitana de Londrina. As escadarias da Catedral se transformaram no Pretório de Pôncio Pilatos, onde Cristo foi julgado. A Travessa Padre Eugênio Herter tornou-se o local onde Cristo foi açoitado e por onde a cruz começou a ser carregada e a Praça Marechal Floriano Peixoto converteu-se na Via Crúcis. Logo foi possível identificar passagens da Bíblia, como o momento em que ele encontra com sua mãe, o episódio em que Simão Cirineu é convocado pelos soldados romanos a ajudar Cristo a carregar a cruz, o momento em que Verônica enxuga o rosto de Cristo, as quedas de Jesus, o consolo às mulheres de Jerusalém, o momento em que os soldados brigam para ficar com suas vestes, a crucificação e a morte de Jesus.
Segundo o Monsenhor Bernardo Carmel Gafá, a festa da Páscoa é a maior celebração da cristandade, tanto dos católicos como dos não católicos, e a Via Sacra é a encenação dos últimos dias de Jesus. A Via Sacra é a representação da caminhada de Jesus desde o Pretório de Pôncio Pilatos até o Calvário. "Ele veio com o propósito de doar-se até a morte. Deus amou tanto o mundo que deu a ele seus filho único para que tudo que nele crê não pereça e alcance a vida eterna", destacou o religioso.
A auxiliar administrativa Quitéria Pires, de 60 anos, foi uma das espectadoras da encenação. Conforme ela foi assistindo as passagens, foi se comovendo fortemente a ponto de deixar de acompanhar os atos. Em meio a lágrimas, ela disse que sabe que é um teatro. "Mas foi muito bonito. Bem ensaiado. Achei muito emocionante", depôs.
Leia mais:
Secretaria do Idoso oferta passeios temáticos de Natal em Londrina
Paraná Empreende Mais abre inscrições para curso de tecnologia e inovação em Londrina
Conferência do Meio Ambiente será neste sábado em Londrina
Novos furtos de fios comprometem trincheira da Leste-Oeste e Parque Arthur Thomas em Londrina
O cronograma da Catedral até a Páscoa será o seguinte:
Sexta-feira (18) – 17h30 – Celebração da Paixão de Cristo e procissão
Sábado (19) – 20h – Missa
Domingo (20) – 7h - Procissão do Cristo Ressuscitado / 7h30, 10h30 e 19h – Missas de Páscoa