A Escola Municipal Nara Manela, no Conjunto Semirames (zona norte de Londrina), sofreu, madrugada desta quarta-feira, o terceiro furto em 72 horas. Por causa das reformas que estão sendo feitas no local, o sistema de alarme está desativado. Além disso, nenhum guarda está cuidando da segurança no colégio, que se encontra em período de férias escolares.
A sequência de crimes começou na madrugada de sábado para domingo, quando os ladrões pularam o muro da escola e levaram uma batedeira elétrica e um forno microondas. Na madrugada seguinte, voltaram e decidiram levar grande parte da merenda escolar, recém-adquirida.
Segundo a auxiliar de serviços gerais do Nara Manela, Maria Pereira Franco, foram furtadas dezenas de quilos de arroz, feijão, café e carne. ''Essa quantidade de merenda seria suficiente para uns dois meses'', calculou. Nesta quarta, os funcionários deram falta de um botijão de gás, e tiveram que consertar mais uma porta arrombada.
Maria relatou que a escola já sofreu vários outros arrombamentos mesmo em período escolar e com presença de vigias. Ela destacou também que, até o ano passado, a Polícia Militar (PM) fazia patrulhamento na escola, mas hoje a presença de policiais na região não é frequente.
A reportagem tentou obter informações sobre a segurança da escola com representantes da PM e da Secretaria Municipal de Educação, mas não conseguiu resposta até o final da tarde desta quarta-feira.