O ecoesportista Dan Robson, que realiza desde 2009 percursos em rios importantes de bacias hidrográficas brasileiras para análise da qualidade das águas, estará em Londrina na semana que vem para percorrer as extensões dos lagos Igapó e Norte. O convite para o monitoramento das águas, que será realizado dia 25 de fevereiro, próxima quarta-feira, foi feito pela Conasa – Companhia Nacional de Saneamento, empresa com sede em Londrina e atuação em vários Estados.
Dan irá percorrer todo a extensão do Igapó, no total de 10 km, em aproximadamente duas horas, com início às 9 horas. O Lago Norte será percorrido no período da tarde, a partir das 14 horas. Durante os trajetos, o ecoesportista irá coletar amostras de água para análise química que vai avaliar nível de oxigênio, pH, temperatura, presença de metais pesados, entre outros itens que refletem a qualidade da água. Os trajetos serão feitos com um Kayak equipado com tecnologia de ponta. A expedição ainda vai analisar, por parâmetros visuais, a presença de odores, lançamentos de esgoto, tubulações clandestinas e lixo flutuante.
O projeto Águas do Amanhã tem o objetivo de ser uma ação ambiental realizada por meio da coleta de amostras de água. Dan Robson acumula 13 anos de experiências em projetos e expedições, tendo sido premiado internacionalmente na Europa e Estados Unidos.