Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Acessibilidade zero

Esquecido, pedestre precisa se arriscar no Arco Leste

Paulo Monteiro/NOSSODIA
08 fev 2018 às 10:21

Compartilhar notícia

- Paulo Monteiro/NOSSODIA
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O vai e vem de pessoas é intenso, porém as faixas de pedestres estão distantes, a cerca de 300 metros da rotatória do trecho do Arco Leste (Lote 5), na avenida Waldemar Spranger, zona sul de Londrina. Localizada entre as vias Bélgica, Waldemar Spranger, Dinamarca e Albânia, a obra foi entregue à população no início deste ano. O tráfego de veículos é intenso e ameaça a caminhada de muita gente.

A Rua Bélgica é uma das principais vias da região e tem um grande fluxo de pedestres, que são obrigados a caminharem pela rua ou pelo gramado da grande rotária instalada no local. Quem usa cadeiras de rodas, está com carrinho de bebês, ou mesmo as pessoas que utilizam bengalas e andadores, todas esquecidas por quem projetou ou por quem executou as obras, sofrem para caminhar pelo trecho cuja acessibilidade é igual à nota de R$ 3, ou seja, não existe.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


"Para o motorista de carro ficou muito bom, mas para o pedestre a situação se complicou", disse a comerciante Shirlei Takahashi, após deixar a rua Bélgica e atravessar sobre a rotatória. "Passo por aqui ao menos três vezes por semana até o Lago Igapó, onde realizo a minha caminhada em volta do lago", relatou.

Leia mais:

Imagem de destaque
Evento da educação

Com entrada gratuita, Londrina Mais Histórias começa nesta quinta no Parque Ney Braga

Imagem de destaque
Diversos setores e perfis

Londrina conta com mais de 500 oportunidades de emprego nesta semana

Imagem de destaque
De 1987

Começam as gravações do filme sobre assalto ao Banestado de Londrina

Imagem de destaque
Na quinta-feira (28)

Abastecimento de água pode ser afetado no Distrito de Guaravera


Em parte do trecho, o pedestres precisa acelerar os passos para não ser atingido pelos veículos. "As faixas (localizadas na avenida Waldemar Spranger e rua Bélgica) ficam muito distantes da rotatória. Se a pessoa não tiver condições de correr, ela pode ser facilmente atropelada ao atravessar", avaliou o aposentado Waldir Neri, que caminhava pela Waldemar Spranger em direção à rua Bélgica.

Publicidade


Para a auxiliar de serviços gerais, Fátima da Silva, os responsáveis pelo projeto da obra só se preocuparam com o tráfego de veículos. "A faixa mais próxima fica a uns 200, 300 metros. A pessoa não vai andar tudo isso para atravessar. Esqueceram da gente (pedestres) quando projetaram esta obra", lamentou Fátima. A reportagem registrou a situação por volta das 16 horas. Porém, segundo os moradores da região, o problema se agrava ainda mais no início da manhã e no fim da tarde de cada dia.

Outros trechos liberados

No início de janeiro, a prefeitura liberou a passagem do trecho do Arco Leste, na avenida Waldemar Spranger. A ação permite que o ponto ligue a rodovia PR-445 até a barragem do Lago Igapó, zona sul. Já no primeiro dia de fevereiro, o município entregou o trânsito na avenida das Américas até o cruzamento com a rua Charles Lindemberg. A obra faz parte do Lote 4 do projeto Arco Leste. O trecho fica no Vale do Cambezinho, zona sul. Segundo divulgação da prefeitura, o próximo trecho a ser iniciado do Arco Leste será o Trecho 1, que compreende a ligação da avenida dos Pioneiros, nas proximidades da Universidade Tecnológica Federal (UTFPR), região leste, até a marginal sul da BR-369.


Todos os trechos somados representam um investimento de cerca de R$ 15 milhões do município, com financiamento do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), através do Programa Pró-Transporte. No entanto, antes os técnicos municipais trabalham para finalizar as desapropriações de terrenos na região. A obra deverá ligar as rodovias BR-369 e PR-445.

CMTU encaminha reclamações ao Ippul
A reportagem encaminhou as queixas dos pedestres para a CMTU (Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização), responsável pela execução a readequação das sinalizações urbanas de Londrina. Sobre a instalação de redutores de velocidade e a aproximação de faixas de pedestres até a rotatória da avenida Waldemar Spranger, no trecho do Arco Leste, a assessoria de comunicação da CMTU respondeu que "as reclamações dos moradores serão encaminhadas para o Ippul (Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Londrina) para avaliação. Qualquer mudança na faixa ou instalação de redutor de velocidade depende de estudo feito pelo Ippul", adiantou a companhia.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo