Duas estátuas localizadas em frente a loja de artigos religiosos Tupinambás, na rua Sergipe, região central de Londrina, foram alvo de vândalos na manhã desta quinta-feira (2).
Segundo o proprietário da loja, um rapaz teria usado pedras para tingir as estatuas, chamadas de Pai Velho (Pai João) e Mãe Velha (Mãe Maria), entidades de Umbanda, que representam velhos africanos que viveram nas senzalas, escravos que morreram no tronco.
O ataque arrancou a cabeça do Pai Velho e o seu braço esquerdo. Já a Mãe Velha ficou sem a mão direita.
Leia mais:
APP-Sindicato questiona equidade no programa Parceiro da Escola em Londrina
Prefeito de Londrina entrega título de Cidadão Honorário a Oswaldo Militão
Sarau une poesia e crônica para celebrar os 90 de Londrina nesta sexta
Anne Moraes presta depoimento após Polícia Ambiental encontrar ossadas de animais na ADA
"Essas estáduas existem há mais de 30 anos. Já a loja está aqui em Londrina há mais de 40 anos e nunca havia acontecido isso", explicou o proprietário João Batista. "As estátuas foram compradas em São Paulo. Não tenho ideia do valor de cada uma, mas acredito que a restauração, se for possível, ficará em mais de R$ 2 mil."
Apesar da violência, ninguém se feriu. O rapaz portava uma carteira de paciente do Centro de Atenção Psicossocial (Caps) e sofria de problemas de saúde mental. O proprietário representou contra ele e um inquérito foi instaurado na Polícia Civil.