Muitos londrinenses devem ter cruzado, na tarde de hoje, com mais de 40 motociclistas a bordo de suas motos clássicas e custom. Até aí, nada de inusitado. A aglomeração, no entanto, chamou a atenção pelos trajes dos pilotos e passageiros: roupas clássicas dos anos 1930 a 1960. Trata-se do evento internacional "The Distinguished Gentleman’s Ride" (O passeio do distinto cavalheiro), criado na Austrália e que aconteceu hoje em 250 cidades do mundo, simultaneamente – cinco no Brasil.
Celebrando a paixão por motos, a cultura vintage, os valores da tolerância, cavalheirismo, elegância e camaradagem, o evento tem como objetivo final a sensibilização e arrecadação de fundos para o combate ao câncer de próstata. Marco Ferreira Filho, organizador do evento, conta que Londrina foi a segunda cidade do País que levantou mais recursos, cerca de US$ 800.
"Estou muito contente porque o pessoal comprou a ideia; Londrina está se destacando nesse mundo de cultura custom", declara. O percurso do passeio incluiu ruas do centro da cidade e uma parada no Jardim Botânico, culminando em uma confraternização em um pub na Avenida Ayrton Senna. O empresário Mateus Niero, devidamente trajado com calça e colete sociais, explica o que o motivou a participar do evento.
Leia mais:
Conheça os nove filmes que marcam os 90 anos de Londrina
Sesc comemora o aniversário de Londrina com shows gratuitos neste domingo
Confira dicas de segurança para se proteger durante as compras de Natal em Londrina
20 equipes iniciam maratona para criar soluções para uma cidade inteligente
"Além de reunir os amigos e andar de moto, a iniciativa de juntar o pessoal e arrecadar fundos para prevenção e tratamento do câncer de próstata; no mundo inteiro, foram quase US$ 1 milhão arrecadados", ressalta. Depois de vários dias chuvosos, São Pedro também parece ter abraçado a causa, permitindo uma tarde ensolarada para o passeio. "Quando é para uma causa nobre ele dá uma força", brinca Niero.