Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Aula de história

Evento vai abordar a participação da UEL na criação do SUS

Vitor Struck - Grupo Folha
28 abr 2021 às 19:52
- Gustavo Carneiro/Grupo Folha
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade


"A saúde do povo é a suprema lei”. Em poucas palavras, o ex-prefeito de Londrina Dalton Fonseca Paranaguá (1927-2014) conseguiu resumir o sentimento que norteou a atuação de médicos e agentes públicos que encabeçaram o movimento sanitarista brasileiro a partir de Londrina após o final da década de 1960. Anos mais tarde, em 1986, o trabalho de jovens idealistas surtiria efeitos na constituição do maior sistema de saúde pública do mundo, o SUS (Sistema Único de Saúde). Para trazer à tona o papel da UEL nesta etapa do processo, a Alumni (Associação de Ex-alunos da UEL) vai promover um evento on-line na noite desta quinta-feira (29). A live vai ser transmitida no canal do Youtube da Associação.

Coordenador do Conselho Diretivo da Alumni-UEL, o médico sanitarista e ex-secretário de Saúde do Paraná e de Londrina, Gilberto Martin, lembrou que, ainda na década de 1970, a maioria da população de Londrina não possuía acesso à saúde. "Era um direito de quem podia pagar”, disse. À época, quem não tinha trabalho com carteira assinada e o acesso ao direito através do Inamps (Instituto Nacional de Assistência Médica da Previdência), era atendido como indigente em um hospital filantrópico, lembrou.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade

Em meio a este contexto e sob o comando de Nelson Gavetti na presidência da Cohab (Companhia de Habitação), Londrina ainda buscava ampliar o acesso à água e ao saneamento básico, o que ocorreu pelas vilas Portuguesa e da Fraternidade. No ano seguinte ao primeiro do mandato de Paranaguá como prefeito, em 1970, nascia a primeira UBS (Unidade Básica de Saúde) do município, a da Vila Fraternidade. Com ela, veio também o intuito de desenvolver uma medicina que integrava prevenção com o atendimento primário, o que nortearia o trabalho realizado em outras unidades nos anos seguintes.

Leia mais:

Imagem de destaque
Menos vagas disponíveis

CMTU altera estacionamento ao lado de canteiro central na Gleba Palhano

Imagem de destaque
Famílias de baixa renda

Mutirão do Cartão Comida Boa atendeu cerca de 900 beneficiários em Londrina

Imagem de destaque
Temperaturas seguem altas

Previsão do tempo: quarta-feira terá tempo nublado em Londrina e na região

Imagem de destaque
Refeição completa

Veja o cardápio do Restaurante Popular de Londrina para esta quarta-feira

Embora as primeiras UBSs tenham funcionado em espaços cedidos pela Prefeitura, a gestão e o atendimento eram de responsabilidade do estado e foram feitos por médicos e demais profissionais ligados à UEL por muitos anos.

LEIA MAIS NA FOLHA DE LONDRINA


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade