Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Sustentabilidade

ExpoLondrina recebe primeiro ecoestande da história

Redação Bonde com assessoria de imprensa
10 abr 2016 às 09:55

Compartilhar notícia

- Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A Exposição Agropecuária e Industrial de Londrina completou 56 edições neste ano de 2016. Entre as já tradicionais atrações do evento, como o parque de diversões, os shows, rodeios, leilões, congressos técnicos e repleta praça de alimentação com as melhores delícias gastronômicas, uma novidade que certamente servirá de inspiração para os futuros expositores, bem como para a própria comunidade. Trata-se do primeiro estande sustentável da ExpoLondrina.

Construído com Pinus de reflorestamento certificado, e revestido por chapas de OSB – lâminas de rejeito de madeiras resinadas –, o espaço conta ainda com sistemas de captação e geração de energia solar, e móveis com apelo ecológico, como bancos e puffs feitos de papelão. "Além da possibilidade de reutilização em outros eventos, essas peças são confortáveis e fáceis de transportar e armazenar", pontuou Otavio Gomes, arquiteto responsável pelo projeto.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Segundo ele, além de preservar os recursos naturais nativos, o uso de tais materiais construtivos ajudam a reduzir a emissão de gases poluentes, responsáveis por causar problemas ambientais como o efeito estufa. "Os elementos retirados da flora de forma sustentável são exatamente o oposto de outros materiais de construção disponíveis no mercado mundial. Enquanto liberamos oxigênio na natureza durante anos com o reflorestamento, emitimos CO2, desde a extração até o produto final, com o aço, cimento, entre outros", ressaltou Gomes.

Leia mais:

Imagem de destaque
Sindijor e Fenaj emitem nota

Motociclista 'tiktoker' avança sobre repórter de tevê que rejeitou brincadeira de mau gosto em Londrina

Imagem de destaque
Coro Cênico

Idosas do CCI Oeste se apresentam nesta quarta no Lar São Vicente de Paula em Londrina

Imagem de destaque
'comida estragada'

Famílias de Londrina reclamam da comida servida aos detentos da PEL 3

Imagem de destaque
Entre 5h e 23h

Obra afeta distribuição de água em Londrina e Cambé nesta quarta-feira


Onda verde

Publicidade


Criado pelo Sicoob, o primeiro ecoestande da Expolondrina segue uma das missões da cooperativa: "transformar o mundo, irradiando o bem e a felicidade". Com 52 m² de área interna e mais 20 metros de praça externa, o espaço comporta até 50 pessoas de pé, e 25 sentadas. "O conceito arquitetônico se baseia na ascendência evolutiva do Sicoob Norte do Paraná e de seus cooperados. Não fizemos nenhum tipo de fechamento no estande, mostrando a transparência da cooperativa e facilidade de acesso das pessoas a ela. Ao fundo, a combinação com o cenário da natureza", completou o arquiteto Eduardo Brugnoli, gerente de projetos da Guazzelli Gomes Arquitetura.


Informação e conhecimento

Publicidade


Além da estrutura sustentável, o ecoestande contará com um guia para receber os visitantes e explicar, com uma riqueza de detalhes, cada ponto do projeto. Outro destaque do espaço são as atividades educativas que visam estimular a consciência ambiental de toda a comunidade, em especial das crianças.


Durante os onze dias da Expolondrina, o pesquisador e educador Josué Souza da Silva irá desenvolver o projeto "Recrie" que tem como objetivo mostrar às pessoas como elas podem reaproveitar diversos materiais que são jogados no lixo. "Das tampinhas eu faço bateria, das garrafas pet eu faço hortas verticais, de uma lata de tinta e um pedaço de coco eu faço um fogão. Dá pra fazer sabão, adubo, biodiesel, repelente e mais uma infinidade de coisas. Basta ter ideias e colocar a mão na massa", enalteceu.

Publicidade


Entre as principais invenções de Silva – que estarão expostas no estande –, uma delas chama muito atenção. Combinando pedaços de metais, tapinhas de garrafas pet e um composto químico de produtos não nocivos ao meio ambiente, o pesquisador criou o que ele diz ser a primeira bateria ecológica do país. "Além disso, ela também serve como transformador, capacitor e dissipador de calor. São células que tem a capacidade de gerar energia por até cinco meses, 24 horas por dia. E para recarrega-las basta deixa-las em contato com qualquer tipo de líquido, até mesmo o suor do corpo", relatou.


De acordo o pesquisador, o Brasil é um país rico em recursos, mas que são pouco explorados. "O clima, o sol, as bacias hídricas, temos um cenário favorável, mas pouco é feito, diferente do que acontece em outros locais do mundo, como na Europa. Precisamos mudar essa cultura", avaliou. Para o educador, esta mudança de atitude deve começar já dentro das casas de cada um de nós. "Antes de jogar qualquer coisa fora, as pessoas precisam pensar nas consequências que isso pode trazer. Temos que pensar no futuro agora", alertou Silva.
Pedalar para transformar

Publicidade


Com o objetivo de incentivar as pessoas a pensar de forma mais sustentável, o estande contará com uma bike ergométrica ligada a um sistema de luzes de LED que se ascenderão através do pedalar dos visitantes, iluminando todo o espaço. A ideia é mostrar ao público outras formas de gerar energia, além de estimular a cultura de entregas sustentável, o uso de transportes "limpos" e a prática de atividade física. A ação será desenvolvida pela empresa londrinense Mídia Logística, em parceria com a Eco Bike.


Nos bastidores

Publicidade


Responsável pela idealização e realização do ecoestande Sicoob, a Blitz Comunicações também tem como uma de suas missões buscar cada vez mais aliar a sustentabilidade aos seus serviços. "Nós acreditamos muito nesta ideia, tanto que o nosso próprio serviço de distribuição é feito por eco bikes, que não agridem o meio ambiente e ainda por cima ajudam a melhorar a logística urbana. É uma inovação que veio para ficar", reforçou um dos diretores da empresa, Jonattan Belluzzi.


Curiosidades Ecológicas

Publicidade


A utilização do Pinus de reflorestamento e das chapas de OSB contribuem no combate ao desmatamento, que todos os anos destrói mais de 13 milhões de hectares de floresta tropical. Feitas as devidas contas, o número representa a devastação de 35 mil hectares por dia, 1.500 por hora e 25 por minuto.


A eletricidade solar é uma energia renovável e não poluente, que se aplicada a um sistema de placas fotovoltaicas simples, similar ao utilizado no estande, pode salvar cerca de 1.200 kg de dióxido de carbono (CO2) por ano, o que equivale a aproximadamente 30 toneladas ao longo da vida.


Ciclo de Palestras
Data: Quarta-feira (13 de abril – 17h)
Tema: "Produção e Beneficiamento de Sementes"
Palestrante: Francisco Carlos Krzyzanowski
Mestre e doutor em Agronomia, atual pesquisador da Empresa Brasileia de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), e membro do Comitê Executivo e officer da International Seed Testing Association.
Patrocinador: Rotasilos


Data: Quinta-feira (14 de abril – 19h30)
Tema: "Logística Sustentável"
Palestrante: Cristian Trentin
Formado em Desenvolvimento de Sistemas para Internet, com MBA em gestão Estratégica de Empresas, é ainda o idealizador e proprietário de uma das maiores empresas de entregas sustentáveis do Brasil. Em 2014, foi eleito pela Forbes como um dos 30 empreendedores, abaixo dos 30 anos, destaque do ano.
Patrocinador: Eco Bike Courier


Data: Sexta-feira (15 de abril – 10h)
Tema: "Perspectivas de Mercado para a Pecuária"
Palestrante: Lidson Guimarães
Médico veterinário e com MBA em Gestão Empresarial pela FGV, atualmente trabalha como gerente de vendas da região Sul pela Bayer, empresa referência mundial em pesquisa, produtos e serviços nas áreas da saúde e agricultura.
Patrocinador: Cativa

Data: Sexta-feira (15 de abril – 17h)
Tema: "Avicultura como uma Oportunidade para o Agronegócio"
Palestrante: Equipe Frango Granjeiro
Rodada de negócios, na qual serão apresentados o plano de negócios, estratégias e diferenciais competitivos da empresa no setor.
Patrocinador: Frango Granjeiro


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo