A falta de chuvas em Londrina, combinada com a queda do nível do Rio Tibagi, não tem preocupado a Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar).
Segundo o diretor industrial, Roberto Arai, houve uma diminuição de 50 centímetros no nível do rio, desde o fechamento da barragem na Usina Hidrelétrica de Mauá (UHM), ocorrida em 28 de junho, até a última segunda-feira (17). Mesmo assim, não há motivos para preocupação. "Para nós é uma situação folgada, teria que baixar em torno de dois metros para entrarmos em situação de alarde", explica Arai.
De acordo com ele, a depressão natural do leito do rio é uma condição favorável à baixa alteração do nível. "Estamos produzindo água normalmente, não existe um fator que cause redução", garante o diretor.
Leia mais:
Projeto ''Sextou na Concha Acústica'' abre inscrições para seleção de bandas em Londrina
Interligações em redes podem afetar abastecimento de água em bairros de Londrina
Prefeitura de Londrina aumenta prazo de obra e duplicação da Octávio Genta fica para 2025
Fórum Desenvolve Londrina apresenta indicadores e pesquisa de percepção
Apesar da situação de conforto, a Sanepar recomenda que os moradores não desperdicem água. As altas temperaturas e a falta de chuva induzem o consumidor a utilizar mais do que o necessário. "A gente mantém o mesmo discurso: é preciso economizar água e não usá-la de forma abusiva", conclui Arai.
Confira algumas orientações da Sanepar para o uso racional da água:
- Feche a torneira
Uma torneira aberta faz escorrer pelo ralo 20 litros de água por minuto. Ao lavar as mãos ou a louça, não deixe a torneira aberta todo o tempo.
- Hora do banho
Seja rápido no banho. Cada 5 minutos embaixo do chuveiro ligado consomem 70 litros de água.
- Basta um copo
Para escovar os dentes é necessário apenas um copo de água. Deixar a torneira aberta gasta 20 litros de água por minuto
- Use a vassoura
Antes de lavar a calçada, use vassoura. Jamais use a água da mangueira para "varrer" xa sujeira.
- Tá na mão
Lavar as mãos com a torneira aberta o tempo todo desperdiça 20 litros de água por minuto. Ao ensaboar as mãos, deixe a torneira fechada.