A Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) realizou na tarde de terça-feira (2) a primeira reunião de trabalho com os feirantes da cidade, para apresentar um projeto de adequações e melhorias das feiras. Durante o encontro, a companhia apresentou um projeto aos feirantes que foi elaborado a partir de uma pesquisa desenvolvida com 46 profissionais do segmento. A pesquisa por amostragem foi realizada durante os dias 10 a 25 de setembro deste ano.
Segundo o representante dos feirantes da região central, Reinaldo Higa, o encontro foi uma ótima oportunidade para os profissionais expressarem seu ponto de vista sobre os problemas e melhorias que devem ser realizadas. "A reunião foi ótima. Pela primeira vez tivemos a oportunidade de nos expressarmos e falarmos diretamente com o presidente da CMTU. A companhia mostrou gráficos e apontou 10 itens, onde nós concordamos com sete. Os outros pontos vamos continuar conversando para nos adaptarmos. O Octávio Cesário se mostrou disponível para conversar com a gente e foi atencioso com todos os feirantes", disse.
O objetivo da reunião era fazer a aproximação dos feirantes com o poder público, para que fosse possível reconhecer as necessidades do segmento e oferecer as ferramentas disponíveis. "Nos surpreendemos com a quantidade de pessoas que participaram da reunião. Ela foi positiva, porque pudemos verificar quais são as soluções pontuais que temos que fazer e percebemos que as reivindicações foram todas estruturais e que podemos solucionar estes obstáculos", afirmou o presidente da CMTU, Octávio Cesário Pereira Neto.
Leia mais:
Fim de semana será de tempo instável com chuvas em Londrina e municípios da região
Londrina é destacada como modelo de ecossistema referência no Brasil
Em Londrina, 1ª edição do Fiil debate futuro da inovação
Veja o cardápio do Restaurante Popular de Londrina desta sexta-feira
De acordo com o assessor técnico da CMTU, Geraldino Santos da Silva, os temas abordados são oriundos da pesquisa realizada com os feirantes. Foi debatida a padronização das feiras, as condições de instalação, a segurança dos locais, a colocação de banheiros públicos, vagas para estacionamento e a profissionalização dos feirantes.
A partir da reunião, ficou decidido que a CMTU realizará o curso de marketing e vendas "Não se vende por acaso: vender é arte". A atividade gratuita é aberta para todos os feirantes interessados e será realizada no próximo mês. A companhia também oportunizará a feira do feito à mão, nas quartas-feiras, a pedido dos feirantes.
Londrina conta hoje com 37 feiras espalhadas por todas as regiões da cidade, incluindo feiras livres, de artesanato, conhecidas como feira do feito a mão, feiras da Lua e a do produtor rural.