Ano após ano, dois moradores de Londrina se dedicam a realizar uma festa em homenagem às crianças. É nesta época que eles mais trabalham para conseguir doações e organizar a celebração que alegra centenas de crianças. Uma delas é a empregada doméstica aposentada Joanita Lopes da Silva, de 56 anos, moradora do Jardim União da Vitória 1 (zona sul), que mantém essa rotina há 24 anos.
"Em 1992, fazia parte de uma associação e era presidente de bairro. Durante as visitas que fazia às famílias, constatei a dificuldade que muitas delas tinham de conseguir comida. Comecei com uma cozinha comunitária, fazendo comida e fornecendo para as famílias frutas e legumes que buscava na Ceasa", relembra. Além da cozinha comunitária, naquele ano ela iniciou a festa do dia das crianças.
Em 1996, com o crescimento do bairro e a falta de estrutura para atender todas as famílias, as atividades da cozinha comunitária foram encerradas. As festa para as crianças, porém, foi mantida. "No dia 12 de outubro, como é Dia das Crianças e Dia de Nossa Senhora Aparecida, as crianças pedem brinquedos ou doces para mim. Na primeira vez que fiz a festa, apareceram 150 crianças. Hoje são cerca de 500, sem contar os pais, que também participam", explica, dizendo que todos os anos pede doações para viabilizar a festa.
Leia mais:
Receita Federal retém R$ 3 milhões em produtos nos Correios de Londrina
Londrina EC marca jogo contra o Maringá em Alvorada do Sul
"Senhor dos Anéis": novo filme em animação da franquia estreia em Londrina
Em carta, Arquidiocese de Londrina orienta e destaca o Jubileu da Esperança
SERVIÇO:
A Festa do Dia das Crianças será realizada no dia 12 de outubro, na Rua dos Sapateiros, 980, Jardim União da Vitória 1. Quem quiser fazer doações pode telefonar para (43) 8446-4407ou 9621-0080.
Leia reportagem completa na edição desta quinta-feira da Folha de Londrina