Há 25 anos, outubro é um mês especial para os moradores do Conjunto União da Vitória, na zona sul de Londrina. Não somente pelo Dias das Crianças, comemorado no dia 12, mas também pela festa dedicada aos pequenos, que é tradicional na região e muito aguardada por todos. A principal responsável pela comemoração é a doméstica aposentada Joanita Lopes da Silva, 57 anos.
Natural de São Sebastião da Amoreira (Norte Pioneiro), ela se mudou para o conjunto em 1987. Foi vice-presidente da associação de bairros e, neste período, sentiu a necessidade de fazer algo de concreto pelo bairro.
"Começou pequeno e depois cresceu. Antes tínhamos somente o União da Vitória 1 e 2, os outros estavam iniciando ainda. Também cuidávamos de uma cozinha comunitária, porém essa não tivemos mais como manter. Já a festa para as crianças demos um jeito e não cancelamos", relembra.
Leia mais:
Após reforma e ampliação, Londrina entrega Escola Municipal na Zona Norte
Receita Federal retém R$ 3 milhões em produtos nos Correios de Londrina
Londrina EC marca jogo contra o Maringá em Alvorada do Sul
"Senhor dos Anéis": novo filme em animação da franquia estreia em Londrina
A festa ocorre todos os anos durante a tarde na Rua dos Sapateiros e chega a reunir cerca de 300 crianças do União da Vitória e adjacências. Alimentos e brinquedos são entregues aos homenageados da festa e tudo o que é servido vem de doações.
"Muita gente ajuda e corre atrás. Desde quem vive no bairro, até pessoas que nem chegamos a conhecer", destaca. Faltando poucos dias para a comemoração, porém, muito ainda está faltando. "O que temos até agora são alguns brinquedos que sobraram do ano passado e guardamos", preocupa-se.
Em busca de doações
Segundo ela, sem doações, o evento pode ser comprometido. "Faltam ainda os produtos para os lanches, para os pacotinhos de doces e bolos, além de brinquedos em geral. Temos o sonho de sempre oferecer algo a mais, entretanto é um luta todos anos", afirma.
Dona Joanita, como é conhecida pelos moradores, já precisou deixar de pagar contas da residência para poder complementar o que faltava para a festa.
Ela, porém, revela a sua maior motivação para não deixar de realizar a festa, mesmo com os contratempos. "Moramos em um local que ainda é marcado pela criminalidade e consumo de drogas. Então, se começarmos a valorizá-los e trabalhar com eles quando ainda são novos, conseguimos transformar todos para o bem."
Quem quiser doar pode ligar para 3342-8982 ou 9-8446-4407.