Após dias quentes ao longo desta semana em Londrina, a previsão é de baixas temperaturas para o fim de semana, segundo Angela Beatriz Costa, agrometeorologista do Iapar (Instituto Agronômico do Paraná). A mínima registrada nesta sexta-feira (2) foi 16.8°C e máxima deve chegar até 28°C.
Entretanto, a partir da noite desta sexta, as condições climáticas devem mudar. "Uma frente fria, seguida de uma massa de ar polar, deve alterar o tempo em Londrina", afirma a agrometeorologista.
"Primeiro, esse sistema deve trazer chuvas às regiões Oeste e Noroeste do Paraná. Em Londrina, apenas chuviscos irregulares devem ser registrados a partir da noite desta sexta", acrescenta.
Leia mais:
Londrina: Alunos da rede municipal deverão receber material escolar em 2025
Mais de 130 mil cartas do Papai Noel dos Correios estão disponíveis para adoção
Prefeitura abre licitação para finalização das obras de restauro do Museu de Arte de Londrina
Caixas de Correios temáticas despertam a curiosidade de quem passa pelo Bosque de Londrina
Após a passagem dessa frente fria, uma massa de ar frio irá derrubar as temperaturas na região. No sábado (3), os termômetros devem variar entre 7°C e 19°C, ainda com a possibilidade de chuviscos ao longo do dia.
No domingo (4), a mínima deve cair até 4°C e a máxima pode chegar até 20°C.
"Apesar do baixo volume de chuva previsto para o fim de semana, esse chuviscos devem melhorar a umidade relativa do ar", diz Angela. Na quinta (1º), o índice de umidade relativa caiu até 32%. Na manhã desta sexta, o índice ficou em 52%.
A OMS (Organização Mundial da Saúde) recomenda que este índice fique acima dos 60%.
Geada
É previsto a formação de geada em áreas mais baixas da região Norte do Paraná, como fundos de vales, de sábado para domingo. Porém, essa geada deve ser de fraca intensidade.
O Iapar emite diariamente o boletim Alerta Geada, com informes sobre as condições climáticas e medidas de proteção.
(*Sob supervisão do editor on-line Rafael Fantin)