Pesquisar

Canais

Serviços

- Divulgação
Continua depois da publicidade
Dia de finados

Finados: mais de 120 mil pessoas devem passar pelos cemitérios, diz Acesf

Rodolfo Salloum - Estagiário*
31 out 2019 às 14:35
Continua depois da publicidade

Para o próximo sábado, dia 2 de novembro, feriado de Finados, a Acesf (Administração dos Cemitérios e Serviços Funerários de Londrina) estima que mais de 120 mil pessoas vão passar pelos 13 cemitérios públicos urbanos e rurais de Londrina, que terão missas serão celebradas por padres da Arquidiocese.

Continua depois da publicidade

O superintendente da Acesf, Leonilso Jaqueta, destaca que um amplo esquema foi planejado para atender as pessoas durante as visitas nos cemitérios. Nos locais, funcionários estarão auxiliando e orientando os visitantes sobre a localização dos jazigos e outras informações. Esses servidores vão estar identificados com uniformes da autarquia.


Jaqueta pede às pessoas que forem visitar os mais de 40 mil jazigos da cidade que não levem flores de plástico, nem embalagens plásticas para os jazigos, pois esses materiais acumulam água e criam um ambiente propício para a formação de criadouros do mosquito Aedes aegypt, transmissor da dengue, zika e chikungunya.


A segurança dos cemitérios será reforçada por agentes da Guarda Municipal que farão em um esquema especial de ronda nos locais. A PM (Polícia Militar) também foi acionada para atuar nos arredores.


Ambulantes que foram previamente cadastrados também estarão vendendo produtos no entorno dos cemitérios. Toda a fiscalização e distribuição desses espaços foi feita pela CMTU (Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização).

Continua depois da publicidade


Para facilitar o acesso da população até a localização exata da sepultura de seus entes queridos, a Acesf informa que está liberado o sistema de busca de informações pela internet.


Jaqueta apresenta que o acesso ao sistema de informação é simples, bastando apenas acessar o site e digitar o nome do falecido que se pretende fazer a homenagem. "Tendo em vista o grande número de visitantes que esperamos receber no dia de Finados, nos cemitérios públicos municipais, para facilitar a localização dos túmulos e evitar filas, estamos comunicando à população que é possível fazer a consulta prévia no site da Acesf”, disse. O site é acesf.londrina.pr.gov.br. (Com informações do Núcleo de Comunicação da Prefeitura)

(*Sob supervisão de Fernanda Circhia)


Compartilhar nas redes:

Continue lendo

Últimas notícias

Publicidade