A ONG Emaús promove em Londrina o 1º Fórum Solidário Emaús, evento que vai trazer alguns cases inovadores e bem-sucedidos de transformação social e econômica no Brasil. O encontro será de 8 a 10 de novembro, no Teatro Mãe de Deus. Inscrições feitas até 10 de outubro, quando encerra a venda do primeiro lote, terão descontos.
A conferência de abertura terá participarão do Dr. Adalberto Barreto, de Fortaleza (CE), idealizador da Terapia Comunitária Integrativa; do advogado especializado em direitos humanos Airton Barreto, criador do projeto "4 Varas" em Fortaleza (CE); e uma exposição sobre a experiência do Banco de Palmas, no Tocantins, que trabalha com economia solidária, integração comunitária, moeda social e desenvolvimento local.
No dia 9, Adalberto Barreto ministrará o curso "Cuidando do Cuidador", voltado a estudantes e profissionais que atendem pessoas em situações limite. Através de dinâmicas que permitem identificar o potencial da pessoa e sua cultura, ele incentiva a ressignificação da vida.
Leia mais:
Jovens de Londrina e da região são destaques no cenário musical
Dia da Saul Elkind movimenta principal via comercial da zona norte de Londrina
Escola Municipal do Eli Vive em Londrina ganha sede em terreno de 6.300m²
Encontro de carros antigos e rebaixados acontece neste domingo em Londrina
Já no dia 10, o autor, ator e diretor André Luiz ministra a oficina "Olhar-se, Se Olhar", para profissionais e estudantes das mais diversas áreas que desejam aprimorar a criatividade, autoconhecimento e a relação com o outro.
O encerramento ficará a cargo da líder comunitária Rosalina Batista, de Londrina, que ministrará o curso "Educação Permanente na Formação dos Movimentos Sociais". Ela usará a Metodologia Ativa para promover conhecimento e qualificação do cidadão, visando a descentralização do processo formativo.
EMAÚS
Os recursos arrecadados no evento serão totalmente destinados para reforma do prédio onde funciona a ONG internacional Emaus, no jardim Perobal, na Zona Sul de Londrina. A ONG assumiu o espaço onde por muitos anos funcionou a Associação das Mulheres Batalhadoras do Jardim Franciscato, presidida por Rosalina Batista, uma referência na gestão de projetos que visam empoderamento feminino, geração de renda e profissionalização da comunidade em risco social da região.
"Nós precisamos de um espaço e a dona Rosalina precisava de apoio para retomar os trabalhos no bairro. Juntamos força e conseguimos trazer o Emaús para a cidade", conta a coordenadora do projeto Carolina Cosmo Lopes.
Foi ela que, com um grupo de quatro amigas, decidiu trazer para Londrina a ONG mundial que trabalha com a reciclagem de doações para venda em ecolojas que, ao mesmo tempo em que facilitam o consumo em comunidades em situação de vulnerabilidade, também geram renda para investimento em projetos sociais.
Funcionando há pouco mais de um ano, a Emaús já promove cursos de crochê, pintura, decoração de chinelos e inglês. Além disso, mantém um bazar para a comunidade que, além de adquirir peças de roupas recicladas por um preço atrativo, também podem fazer trocas. "O Fórum visa trazer conhecimento para Londrina e, ao mesmo tempo, nos ajudar a reformar o prédio para podermos ampliar nossas atividades", conta.
Serviço
1º Fórum Solidário Emaús
8 a 10 de novembro de 2018
Teatro Mãe de Deus (Av. Rio de Janeiro, 670, Centro. Londrina - PR).
Evento com certificado de participação
Para informações e inscrições, acesse o site.