Agosto deve fechar sem registros de chuvas significativas em Londrina. Entretanto, setembro pode começar com chuvas nos primeiros dias em todo o Paraná, segundo Fernando Mendonça Mendes, meteorologista do Simepar (Sistema Meteorológico do Paraná).
Nesta sexta-feira (30), o tempo deve permanecer estável e seco como nos últimos dias. A mínima registrada foi de 13.9°C e a máxima pode chegar até 29°C. Na quinta (29), a umidade relativa do ar caiu até 24% no período da tarde. A OMS (Organização Mundial da Saúde) recomenda que o índice fique acima dos 60%.
No sábado (31), os termômetros devem variar entre 20°C e 32°C. "O sábado será muito quente e abafado, mas domingo (1º) o tempo muda com a chegada de uma frente fria que deve afetar todas regiões do Paraná", afirma o meteorologista.
Leia mais:
Confira o funcionamento do comércio de rua e shoppings durante o aniversário de Londrina
Ministério Público recomenda à prefeitura de Londrina alterações no Parcelamento do Solo
Aeroporto de Londrina terá voos diretos para Maceió e Porto Seguro na alta temporada
Agência do Trabalhador do Paraná começa a semana com 21,1 mil vagas de emprego
A previsão no domingo é de que Londrina registre temperaturas entre 17°C e 25°C. Há previsão de chuvas irregulares para a região Norte do Paraná, com pancadas isoladas e precipitação acumulada de 8 a 10 mm (milímetros).
Se a previsão de chuva se confirmar, Londrina deve ter chuvas significativas pela primeira vez em 56 dias. Segundo Mendes, o mês de agosto registrou apenas chuviscos, que não chegaram a acumular 1 mm de precipitação. A média histórica é de 56 mm.
"A precipitação acumulada de julho já tinha ficado 19 mm abaixo da média. Com esse agosto seco, o déficit hídrico aumento em Londrina", diz.
O déficit hídrico ocorre quando as precipitações têm valores inferiores aos da evaporação e transpiração das plantas.
A temperatura média de agosto ficou em 19.6°. A média histórica deste mês em Londrina, registrada pelo Simepar desde 1997, é de 19°C.