Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
149 ocorrências em 2014

Furtos de cabos telefônicos crescem 122% em Londrina

Redação Bonde com assessoria de imprensa
12 jan 2015 às 13:40

Compartilhar notícia

- Arquivo
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Em 2014, a Sercomtel registrou 149 ocorrências de furtos de cabos telefônicos, o que representa um aumento de 122% em comparação a 2013, quando a empresa foi alvo de 67 furtos.

No ano passado, os ladrões levaram 13,1 mil metros de cabos. Nessas ocorrências, a Sercomtel gastou R$ 533,2 mil, incluindo reposição de material, mão-de-obra e adoção de medidas técnicas de prevenção, como a instalação de armários ópticos. Em 2013, foram furtados 10,2 mil metros de cabos, com prejuízo de R$ 232 mil.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


A maior incidência de furtos aconteceu na região Norte (Conjunto Milton Gavetti, Jardim Tropical, Jardim Moema e Conjunto Farid Libos), com 48 ocorrências.

Leia mais:

Imagem de destaque
2.268 oportunidades em Londrina

Agência do Trabalhador do Paraná começa a semana com 21,1 mil vagas de emprego

Imagem de destaque
Instabilidade e chuvas

Confira a previsão do tempo para esta segunda-feira em Londrina e na região

Imagem de destaque
Para começar a semana

Confira o cardápio do Restaurante Popular de Londrina desta segunda-feira

Imagem de destaque
No FIIL

Solução para segurança púbica vence 1º Hackathon Smart Cities, em Londrina


Geralmente, os furtos são realizados de madrugada, em áreas descampadas, onde há pouco policiamento.

Publicidade


Este ano, a Sercomtel já registrou dois furtos.


Medidas de prevenção
Para inibir a grande incidência de furtos de cabos, a Sercomtel tem adotado uma série de medidas de prevenção, além dos alarmes espalhados pela rede telefônica.

Publicidade


No ano passado, por exemplo, foi feita a transferência de parte da rede metálica aérea na avenida Angelina Ricci Vezozzo para um armário óptico de poste. Um armário óptico também foi instalado para atendimento à Ceasa e imediações. Nesses dois locais, os furtos eram recorrentes. Por não possuírem o cobre, como os fios metálicos, os cabos ópticos não despertam o interesse dos bandidos porque não tem valor comercial.


Outras ações de destaque foram o reforço da canalização subterrânea na rua Tapuias e o reforço no duto telefônico que passa na lateral da avenida Santos Dumont.


Já nas ruas Eurico Heritt e Severino José de Souza, no Conjunto Milton Gavetti, a Sercomtel instalou cabos antifurto (com proteção em aço) e alterou a rota de cabos que atendiam as duas ruas e que passavam por áreas descampadas.

Outra iniciativa da Sercomtel para combater o furto de cabos é manter comunicação constante com os órgãos de segurança pública - Polícias Militar e Civil e Guarda Municipal.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo