A Secretaria Municipal de Defesa Social, por meio da GM (Guarda Municipal), realizou neste domingo (6) uma série de operações de fiscalização nas imediações da barragem do Lago Igapó. O objetivo foi atender as reclamações de perturbação de sossego, ocupação irregular do espaço público, entre outras ocorrências. As ações serão realizadas principalmente aos finais de semana. Moradores da região reclamam de som alto, bagunça, lixo, uso de substância entorpecente, veículos irregulares e menor de idade utilizando bebida alcoólica.
A ação conta com apoio da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) e Polícia Militar. De acordo com a diretoria operacional da Guarda Municipal, a central da GM recebeu 1.407 denúncias em 2018. "Recebemos diversas reclamações. Neste local as pessoas estão utilizando o espaço público de maneira inadequada, interferindo no direito à paz e ao sossego dos moradores da região. Já registramos várias situações de crimes nas imediações, inclusive em prédios públicos ao lado da Prefeitura. Nosso objetivo final é restabelecer a ordem para o local", explicou o diretor operacional da GM, Daniel Sakama.
Em outra operação realizada em setembro de 2018 a Guarda Municipal e a CMTU registraram aproximadamente 50 notificações de trânsito.