A Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal de Defesa Social, através da Guarda Municipal de Londrina, divulga o balanço da fiscalização das medidas de segurança e combate à pandemia no município. A central da GM registrou 114 denúncias, das quais 26 resultaram em termos de constatação. As demais reclamações não tiveram procedência.
Ao todo 15 termos foram constatadas, sendo 14 aglomerações referentes a festas em residências e uma escola; 7 para estabelecimentos comerciais em desacordo com horário estipulado pelo decreto municipal 834/2020; 2 flagrantes de partidas clandestinas de futebol; 1 em bar e 1 para uso irregular do espaço público.
CASOS DE REPERCUSSÃO
Leia mais:
Obra de drenagem em rua da zona sul de Londrina gera transtornos e apresenta falhas
Distrito da Warta recebe 2ª Festa Rural neste final de semana em Londrina
Rompimento de rede prejudica abastecimento no distrito Guaravera em Londrina
Palestra nesta quarta em Londrina aborda cuidados com idosos com demência
Por volta das 10h30, do último domingo (2), a Guarda Municipal constatou uma partida de futebol em um campo do Conjunto Ernani Moura Lima, zona leste. Diante da grande quantidade de pessoas no local, os guardas municipais não puderam realizar a abordagem, porém foi lavrado termo de constatação e encaminhado para a FEL (Fundação de Esportes de Londrina), responsável pela administração.
Ainda pela manhã de ontem (2), por volta das 11h, outra equipe da GM atendeu outro caso envolvendo futebol em um estabelecimento de recreação. Ao todo estavam acontecendo 4 partidas simultâneas. Foi constatada aglomeração de cerca de 250 pessoas. Foi lavrado termo para o responsável pelo local.
No início da tarde uma equipe da Guarda Municipal se deparou com a situação inusitada na zona sul durante o atendimento de uma denúncia. Foram visualizadas aproximadamente 400 motos causando embaraço no trânsito, direção perigosa portanto colocando demais pessoas em risco. Foi feito acompanhamento da movimentação em algumas ruas. Vários passageiros das motocicletas estavam escondendo as placas. Durante essa situação foram confeccionados 13 autos de infração de trânsito.
No final da tarde de domingo os guardas municipais atenderam um caso de aglomeração de pessoas em um bar no Jardim Bandeirantes, zona oeste. Foi constatado o fato, e inclusive a realização de um bingo no local. O gerente do estabelecimento foi encaminhado à unidade da Polícia Civil de plantão para prestar esclarecimentos à autoridade policial.
O inspetor Reis da Guarda Municipal demonstrou preocupação com a imprudência de algumas pessoas nesse momento. "Mesmo que o cenário em Londrina seja diferente das demais localidades do Estado, a cidade já conta com 121 óbitos. Numa ótica de quem está na ponta do combate à Covid-19, parece que tudo está normal pois constatamos campos de futebol cheios, bares promovendo eventos, parques com um número incontável de pessoas. Devemos respeitar os que se foram e os familiares que perderam seus entes. Por isso, a Guarda Municipal não desistirá do cumprimento das medidas sanitárias. Será feita intensificação da fiscalização e, consequentemente, a punição dos infratores com o rigor dos decretos municipais. Não podemos esquecer que o bem, ameaçado nesse período de crise, é a vida”, pontuou.
NÚMEROS
Até o momento a central da GM já recebeu 6.549 denúncias, das quais 5.281 foram atendidas pela guarda e 1.268 encaminhadas para outros órgãos de fiscalização. Desde o mês de março já foram registrados 778 termos de constatação de irregularidades.
Desde o começo das ações de prevenção e combate à pandemia, a Secretaria Municipal de Defesa Social, por meio da Guarda, tem somado esforços junto às demais secretarias municipais e aos órgãos de fiscalização para evitar a propagação do vírus e fazer cumprir as normativas estipuladas pelos decretos municipais.
Permanece proibida a realização de comemorações, festas, eventos, partidas esportivas, e quaisquer outras atividades similares, em local aberto ou fechado, em espaços públicos ou privados, inclusive em condomínios horizontais e verticais, associações e congêneres; o não uso de máscara entre outras medidas. O flagrante do descumprimento das medidas tomadas pela Prefeitura de Londrina no combate à pandemia está passível de multa e interdição.
DENÚNCIAS VIA WHATSAPP
É recomendado que todas as informações sejam repassadas à GM através do WhatsApp no momento exato em que estiver ocorrendo algum descumprimento às normas. É importante sempre tentar enviar mensagens curtas, porém objetivas. Também se sugere que antes de enviar, o texto passa por nova leitura e análise. Não se deve repassar informações equivocadas e trote, pois de acordo com o artigo 340 do Código Penal, "Provocar a ação de autoridade, comunicando-lhe crime ou de contravenção que sabe não se ter verificado: Pena – detenção, de um a seis meses, ou multa”.
SERVIÇO
Em caso de necessidade, a população pode ligar para a central 153. Denúncias podem ser enviadas para o WhatsApp 99995-0272. A GM informa que o celular disponibilizado não atende chamadas e que para efetivação da denúncia o solicitante deverá fornecer informações detalhadas. O serviço é gratuito e funciona 24 horas por dia.