O prefeito Alexandre Kireeff (PSD) informou na tarde desta terça-feira (30), que o governo estadual liberou os recursos necessários para dar continuidade ao processo de desapropriação da face sul do Aeroporto José Richa em Londrina.
"Acabei de receber a notícia do presidente da Codel, Bruno Veronesi, de que os recursos para a continuidade das desapropriações da face sul do aeroporto acabaram de ser liberados. Quem transmitiu a notícia foi o Hauly, secretário estadual da fazenda, que tem atuado de forma especialmente atenta com as demandas de Londrina", postou Kireeff no Facebook.
Em entrevista ao Portal Bonde, o presidente do Instituto de Desenvolvimento de Londrina (Codel), Bruno Veronesi, lembrou que o convênio para repasse de R$ 6,2 milhões foi assinado pelo governador Beto Richa durante a ExpoLondrina. Com a liberação do recurso, ele confirmou que a desapropriação da face sul, iniciado em 2012 com a liberação de R$ 9,7 milhões, será concluído. No ano passado, 29 mil metros quadrados foram desapropriados no entorno do aeroporto.
Leia mais:

Técnico do LEC vai conversar com diretoria sobre gramado do VGD

Dia de Campo levará conhecimento prático aos produtores rurais de Sabáudia

Gabarito da primeira fase do concurso dos bombeiros já está disponível

CMTU abre prazo para renovação de autorização de vans escolares em Londrina
"Agora, o juiz federal convoca os proprietários das casas para depósito em conta corrente. Após a liberação da área, o município precisa repassar os terrenos para a União", explicou.
Veronesi destacou que a conclusão do processo na face sul possibilita ampliações e alterações no muro da pista do aeroporto com objetivo de resolver problemas decolagem que ocorrem, principalmente, durante o início das manhãs. "Assim, as aeronaves que pousam em Londrina podem decolar sem teto requerido, o que beneficia os usuários do transporte aéreo", afirmou.
Questionado sobre o ILS, o presidente do Codel esclareceu que antes da instalação do equipamento será necessário realizar a desapropriação da face norte do Aeroporto de Londrina.