Na segunda semana de treinamento dos 13 guardas municipais que atuarão nas atividades de fiscalização e orientação de trânsito, a Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) promove nesta quinta-feira (15) nova atividade de rua.
Das 9 horas até 11h30, os alunos estarão na rua da Canoagem, próximo ao posto da Guarda Municipal. Conforme o coordenador de Educação de Trânsito da CMTU, Carlos Eduardo Ribeiro, a aula será de manuseio e fiscalização com radar estático, monitorando a velocidade dos veículos. "Não será lavrado auto de infração, porque será um exercícios para que os guardas aprendam a manusear o equipamento", informou.
Na sexta-feira, os alunos voltam para a sala de aula para aprenderem a manusear o Palm, equipamento que registra os autos de infração que podem virar uma multa. O curso tem carga horária de 104 horas, com início sempre às 8 horas, até o dia 23 deste mês. Os participantes estão aprendendo sobre o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), o Manual Brasileiro de Fiscalização de Trânsito, questões relacionadas à ética e cidadania, técnicas de abordagem e noções sobre engenharia de tráfego. O curso é um cumprimento legal do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN).
Leia mais:
Motociclista 'tiktoker' avança sobre repórter de tevê que rejeitou brincadeira de mau gosto em Londrina
Idosas do CCI Oeste se apresentam nesta quarta no Lar São Vicente de Paula em Londrina
Famílias de Londrina reclamam da comida servida aos detentos da PEL 3
Obra afeta distribuição de água em Londrina e Cambé nesta quarta-feira
Para que os guardas municipais estivessem aptos a passar pelo treinamento ministrado pela CMTU, antes foi necessário que os 13 participantes recebessem capacitação por meio de outro curso, de 40 horas, ministrado por técnicos do Departamento de Trânsito do Paraná (DETRAN/PR). Atualmente, mais 40 GMs estão participando da qualificação do DETRAN e devem ser formados pela CMTU até o segundo semestre.