Apesar do termômetro registrar 2,6ºC às 7h desta terça-feira (29), a sensação térmica percebida pelos londrinenses foi de 0ºC, marcando o dia mais frio de 2021, até o momento. A temperatura mínima de 12,7ºC apurada pelo IDR-PR (Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná) na manhã de segunda (28) foi superada pelos 6,1ºC enfrentados pela cidade às 23h na última noite.
A agrometeorologista Angela Costa explica que a frente fria responsável pela chuva já partiu da região, mas, como herança, deixou a massa polar que influencia o 1ºC previsto para quarta-feira (30). Sempre após a instabilidade, um sistema de alta pressão produz temperaturas amenas, especialmente nesta época do ano.
Não deve chover durante o restante desta semana, projeta a pesquisadora. Mesmo com o frio, o sol estará disponível para a população se esquentar. As máximas podem atingir 14ºC.
Leia mais:
APP-Sindicato questiona equidade no programa Parceiro da Escola em Londrina
Prefeito de Londrina entrega título de Cidadão Honorário a Oswaldo Militão
Sarau une poesia e crônica para celebrar os 90 de Londrina nesta sexta
Anne Moraes presta depoimento após Polícia Ambiental encontrar ossadas de animais na ADA
Pelo estado...
Localidades paranaenses como Guarapuava, Palmital, Pinhão, Ponta Grossa e Campo Mourão amanheceram com temperaturas negativas. Por esses locais, segundo Costa, a geada provavelmente foi vista.
Em Londrina, os cristais de gelo não surgiram. Mas, quem sabe amanhã?
Chuvas
Quase chegando ao último dia de junho (30), Londrina está distante de atingir a média histórica de chuvas referente ao mês (94 milímetros). Com os 6,6 mm desta noite e madrugada, o acumulado do mês está em 39 mm.
*Sob supervisão de Larissa Ayumi Sato.