A Secretaria de Obras anunciou na quarta-feira (30) que 50 pontos de Londrina vão receber iluminação pública durante os anos de 2013 e 2014.
O secretário de Obras, Sandro Nóbrega, afirmou que a verba está garantida e que o processo está em fase de orçamento, sem revelar o quanto será investido. De acordo com ele, o cronograma prevê a instalação de super-postes e a iluminação de praças ainda em 2013.
Durante este ano, a Secretaria de Obras também irá se preparar para o gerenciamento do sistema de iluminação pública, que será repassado pela Copel ao Município em janeiro de 2014. "Vamos buscar a eficiência energética com intuito de economizar os recursos públicos, além de atender a população com qualidade", declarou Nóbrega durante entrevista coletiva.
Leia mais:
Fórum Desenvolve Londrina apresenta indicadores e pesquisa de percepção
Quarta-feira será de Sol e tempo estável em Londrina e nos municípios da região
Moradora de Londrina ganha R$ 100 mil no sorteio do Nota Paraná
Ministério Público recomenda alterações no Parcelamento do Solo em Londrina
Para isso, o secretário informou que a prefeitura deve contratar um sistema de georreferenciamento com informações relevantes sobre a iluminação no município. "É um mapeamento digitalizado com detalhes sobre os locais que necessitam do serviço. Em seguida, a iluminação será monitorada pessoal", explicou. Ainda conforme Nóbrega, o programa será multidisciplinar para atender outras pastas. "O georreferenciamento será usado para iluminação, mas buscamos um sistema que contemple as outras secretarias", acrescentou.
Segundo Nóbrega, a contratação deve ser realizada o quanto antes e o georreferenciamento deve ajudar, principalmente, o Instituto de Pesquisa e Planejamento de Londrina (Ippul).
Em dezembro, os funcionários devem passar por treinamento para a nova demanda de serviço Além do gerenciamento, o Município também ficará responsável pela manutenção de 60 mil postes. "Atualmente, a secretaria não tem estrutura e mão de obra", avaliou Nóbrega.