Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Em Londrina

Inaugurado, Terminal da Zona Oeste começa a funcionar só semana que vem

Redação Bonde com assessoria de imprensa
14 abr 2014 às 11:45

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O Terminal da Zona Oeste foi inaugurado na manhã desta segunda-feira (14) em Londrina. As operações, no entanto, serão iniciadas só na próxima terça-feira (22), após a Páscoa e o feriado de Tiradentes. A Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização informou que das 15 linhas que vão operar, sete são novas e oito são linhas com trajetos alterados.

A operação do Terminal Oeste foi planejada para propiciar aos usuários do Sistema de Transporte Coletivo, opções de viagens que integram todas as regiões da cidade. Para que este objetivo fosse atingido a CMTU ampliou as linhas diametrais, que ligam uma região a outra da cidade, passando pelo centro (mas não pelo Terminal Central), e implantou as linhas perimetrais (inter bairros), que ligam uma região a outra da cidade, sem passar pelo centro.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


As novas linhas são: 300 – T. Oeste/Centro; 316 – T. Oeste/Jd. Leonor; 350 – Expresso T. Oeste/T. Central; 807 – Diametral T. Oeste/Centro Cívico/Jd. San Fernando; 931 – Perimetral T. Oeste/Londrina Norte Shopping; 932 – Perimetral T. Oeste/T. Ouro Verde/Terminal Vivi Xavier e 933 – Perimetral T. Vivi Xavier/Jd. Vista Bela/T. Oeste/UEL/Shopping Catuaí.

Leia mais:

Imagem de destaque
Na Concha Acústica

Banda Nova Funcart promove nova edição do festival de música neste domingo em Londrina

Imagem de destaque
Neste domingo

Feira Flua Cultura promove evento dos 90 anos de Londrina na Concha Acústica

Imagem de destaque
Aumento de 1,4%

Elevação do preço da carne pressiona inflação da cesta básica em Londrina

Imagem de destaque
Volta só na terça

Distrito de Guaravera deve ficar sem água nesta segunda após manutenção de rede


As linhas com trajetos alterados são: 303 – T. Oeste/Jd. Tókio; 309 – T. Oeste/Pq. Ney Braga; 310 – T. Oeste/Jd. do Sol/T. Central; 311 – Jd. Sta. Rita/T. Oeste/T. Central; 312 – T. Oeste/Jd. Sta. Madalena; 313 – Jd. Sta. Madalena/T. Oeste; 810 – Diametral T. Oeste/Av. Tiradentes/Centro/Av. São João e 904 – Perimetral T. Oeste/UEL/Shopping Catuaí/T. Acapulco/Jd. São Lourenço.

Publicidade


Em razão da nova configuração de atendimento da região Oeste também será alterada a linha 410 – T. Central/Vila Nova (via Araguaia) e serão suprimidas cinco linhas: 304 – T. Central/Jd. Sabará; 421 – T. Milton Gavetti/Jd. Santiago II; 701 – Rápido San Fernando/Centro; 902 – Perimetral T. Milton Gavetti/Av. Tirandentes e 912 – Perimetral T. Ouro Verde/UEL.


Com a nova linha perimetral 932, por exemplo, um morador do Jd. Santa Rita que estuda da UEL, poderá ir direto para universidade sem passar pelo centro, diminuindo seu tempo de viagem em cerca de 15 minutos. O mesmo pode ocorrer com um morador do Jd. Vista Bela que queira se dirigir as universidades localizadas na região Sul. Embarcando na Perimetral 933 eles irão diretamente ao seu destino.

Publicidade


Já a perimetral 904, que já existia e tinha como ponto final o Jd. Bandeirantes, agora com seu trajeto ampliado até o Terminal Oeste, poderá transportar um cliente diretamente ao Terminal Acapulco, localizado na região Sul ou vice-versa.


Utilizando a nova diametral 807 os moradores da região oeste poderão acessar diretamente a Av. Maringá, a Av. Bandeirantes e o Centro Cívico, propiciando um ganho de tempo de 10 minutos. A linha 300 foi criada pensando em uma alternativa de integração no centro sem passar pelo Terminal Central. O cliente que deseja ir para outra região poderá integrar com outra linha nos pontos da região central utilizando o cartão transporte.

Publicidade


O tempo médio do percurso completo das linhas do Sistema de Transporte Coletivo em Londrina é de 40 minutos. Com as integrações possíveis com a operação do Terminal Oeste a CMTU estima que o usuário poderá economizar em média 25% do tempo.


Além das linhas criadas para operar no Terminal Oeste a CMTU também vai implantar a 808 - Diametral Jd. Bandeirantes/Jd. Tókio/Centro/Av. Robert Koch. Ela vai interligar as regiões Oeste e Leste, passando pelo centro, evitando que os moradores destas regiões, que tenham interesse em locais por onde a linha vai passar, utilizem o Terminal Central. A 808 acessar o centro pela Av. Presidente Castelo Branco.

Publicidade


Os usuários das linhas que serão alteradas e suprimidas deverão estar atentos para os novos formatos de atendimento e tabelas horárias.


As principais mudanças são as seguintes:

Publicidade


1) 303 – Jd. Tókio: terá seu destino alterado do Terminal Central para o Terminal Oeste, em função de sua demanda. Mas deve ser destacado que os moradores das regiões atendidas com a linha 303 passarão a contar com a 808 – Diametral Jd. Bandeirantes/Jd. Tókio/Centro/Av. Robert Koch, que irá diretamente ao centro pela Av. Presidente Castelo Branco;


2) 309 – Pq. Ney Braga: também terá seu destino alterado do Terminal Central para o Terminal Oeste, em função de sua demanda. Em razão desta alteração a linha terá a freqüência alterada nos horários de pico para 08 minutos, permitindo que os usuários integrem com facilidade nas demais linhas que utilizarão o T. Oeste. O novo percurso atenderá os alunos da PUC no sentido de ida e volta.

Publicidade


3) 310 – Jd. do Sol: passará a atender os atuais usuários da linha 410 via Araguaia. Com a ampliação do trajeto e da demanda a linha contará com aumento na freqüência, passando dos atuais 30 minutos, para 17. Os usuários da linha 310 poderão integrar com as demais linhas que operarão no T. Oeste;


4) 311 – Jd. Sta. Rita: Deixará de percorrer a rua Castanheira e a Av. do Sol, com objetivo de dar mais agilidade a linha, que servirá de conexão entre o T. Oeste e o Terminal Central. Os usuários que embarcam na rua Castanheira e Av. do Sol, passarão a utilizar a linha 316 – Jd. Leonor, que terá frequência de 08 minutos no pico, permitindo a integração com as demais linhas que operarão no T. Oeste. Com as alterações esta linha passará a atender os moradores da rua Athos Anzola, substituindo o atendimento feito pela linha 312.


5) 312 – Jd. Sta. Madalena: também terá seu destino alterado do Terminal Central para o Terminal Oeste, em função de sua demanda. Em razão desta alteração a linha terá a freqüência alterada nos horários de pico para 12 minutos, permitindo que os usuários integrem com facilidade nas demais linhas que utilizarão o T. Oeste, incluindo a nova linha 300, que percorrerá pela Av. Tiradentes. Com as mudanças a linha passará a atender o mesmo itinerário no sentido de ida e no sentido de volta, com exceção da rua Athos Anzola, que passará a ser atendida pela linha 311. Os moradores das regiões atendidas pela linha 312, também poderão contar com as novas perimetrais 931 e 933;


6) 313 – Jd. Maria Lúcia: terá seu destino alterado do Terminal Central para o Terminal Oeste, em função de sua demanda. Passará a contar com uma freqüência a cada 20 minutos durante todo o dia, permitindo que os usuários integrem com facilidade nas demais linhas que utilizarão o T. Oeste;


7) 410 – Vila Nova (via Araguaia): Deixará de percorrer a rua Araguaia, que passará a ser atendida pela linha 310. A linha 410 continuará partindo do Terminal Central, atendendo os bairros próximos a Av. Leste-Oeste e a rua Tietê;


8) 810 – Diametral Av. Tiradentes/Centro/Av. São João: Passará a atender o Cj. Ernani Moura Lima, possibilitando a integração com a nova linha diametral 808 na rua Maurílio Mazzer. Passará a ter como ponto inicial o T. Oeste, deixando de atender a PUC, que será atendida, nos dois sentidos, pela linha 309. Sua freqüência será alterada para 19 minutos;


9) 904 – Perimetral Bandeirantes/UEL/Shopping Catuaí/T. Acapulco/Jd. São Lourenço: Passará a ter como ponto inicial o T. Oeste, servindo de importante meio de ligação entre as regiões oeste e sul, permitindo integração com universidades e com o Terminal Acapulco. A linha deixará de atender o Jd. Messiânico e de percorrer em um trecho da rua Serra dos Pirineus, passando a atender o Jd. Bandeirantes no sentido de ida e de volta.


Cinco Linhas serão suprimidas


1) 304 – Jd. Sabará: Os horários em que esta linha percorria a Av. Arthur Thomas serão atendidos pela nova perimetral 933. E os horários em que a linha atendia o Jd. Sabará serão supridos pela perimetral 904;


2) 421 – Jd. Santiago II: O itinerário e os horários desta linha foram assumidos pela nova perimetral 931, com a opção de integração no T. Oeste;


3) 701 – Rápido Jd. San Fernando/Centro: O itinerário e os horários desta linha foram assumidos pela nova diametral 807, permitindo a integração com a Av. Maringá, com a Av. Tiradentes e com o T. Oeste;


4) 902 – Perimetral T. Milton Gavetti/Av. Tiradentes: Operava em apenas 03 horários durante o dia. Este atendimento passará a ser operado pelas novas perimetrais 931 e 932;


5) 912 – Perimetral T. Ouro Verde/UEL: Operava em apenas 05 horários durante o dia. Este atendimento passará a ser executado pela nova perimetral 932.

* Funcionários da CMTU e da TCGL, concessionária que vai operar no Terminal, estarão divulgando, durante toda a semana, material informativo nos bairros da regiões.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo