Com registros de temperaturas mais amenas em relação aos anos anteriores, chega ao fim o inverno nesta segunda-feira (22). A primavera começa às 23h29 com previsão de calor e chuvas até dezembro.
Paranaenses acostumados com o frio estranharam as altas temperaturas do inverno deste ano, especialmente, em Londrina. Segundo o Instituto Tecnológico Simepar, durante a estação, as tardes marcaram cerca de três graus acima da média histórica, principalmente em agosto. "As manhãs na região não foram muito diferentes das que estávamos acostumados", explica o meteorologista Reinaldo Kneib.
A menor temperatura registrada no Estado foi no dia 1º de julho. Em Guarapuava, região central, os termômetros marcaram -2ºC. Já os londrinenses enfrentaram frio de 4,6ºC.
Leia mais:
Conheça os nove filmes que marcam os 90 anos de Londrina
Sesc comemora o aniversário de Londrina com shows gratuitos neste domingo
Confira dicas de segurança para se proteger durante as compras de Natal em Londrina
20 equipes iniciam maratona para criar soluções para uma cidade inteligente
A primeira semana da primavera deve ser chuvosa e de temperaturas quentes a partir de quarta-feira (24). A instabilidade permanece até o final de semana. "Nos primeiros dias, o clima ainda tem comportamento de inverno", ressalta.
O El Niño também pode afetar as características da estação que se inicia. "As chuvas serão muito irregulares devido ao fenômeno. A intensidade dele é fraca, portanto, não devem ocorrer chuvas acima da média", completa. As precipitações esperadas saltam de 70 mm - média do inverno - para 200 mm.
Em Londrina, a mínima foi de 14ºC, e a máxima prevista é de 25ºC nesta segunda-feira.